Tratamento para Endometriose

Fluxo menstrual intenso, forte dor abdominal durante e fora da época menstrual e dores durante as relações sexuais podem ser sinais de endometriose.
A endometriose é uma doença multifatorial e de etiologia desconhecida; isso quer dizer que ela pode ser provocada por vários fatores, mas sua causa ainda é difícil de ser confirmada.
Afeta cerca de seis milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% de mulheres em idade reprodutiva podem desenvolvê-la, e é uma das principais causas de infertilidade.

É caracterizada pelo crescimento inapropriado do endométrio – material que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos como ovários, trompas e até intestinos e bexiga.
Todos os meses, o endométrio se prepara para a implantação de um óvulo. No final do ciclo ele se descama e é eliminado na menstruação, quando a fecundação não ocorre. Uma das hipóteses para explicar o aparecimento de endometriose é que um pouco desse sangue caia na cavidade abdominal, formando aderência e dor pélvica.

É importante salientar que a endometriose acomete mulheres a partir da primeira menstruação e pode se estender até a menopausa. Geralmente, o diagnóstico acontece quando a mulher começa a ter problemas para engravidar, o que pode dificultar o tratamento.
Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para que a mulher possa ter uma melhor qualidade de vida e para que sua fertilidade não seja comprometida pela doença.

Tratamento da endometriose através de implantes hormonais

Antigamente, acreditava-se que interromper o fluxo menstrual já era uma forma de tratar a endometriose. Atualmente, combinamos a retirada destes focos de endometriose e, por meio de implantes hormonais, inibimos a ação do estrogênio dentro destas células.
A partir destes procedimentos, iniciamos um monitoramento para acompanhar e controlar a ação dos hormônios.
Não permita que a doença evolua: quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento. Os sintomas devem ser investigados, consulte seu ginecologista.

PRÉ-AGENDAR CONSULTA

Agende sua consulta para saber quais são os procedimentos mais adequados para você.
Utilizamos as melhores práticas e tecnologias para assegurar a privacidade e proteção de seus dados pessoais, em conformidade com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018). Os dados por você fornecidos serão utilizados exclusivamente para cadastro de pré-agendamento de consultas. De acordo com os princípios da LGPD, nós respeitamos sua privacidade e zelamos pela segurança de suas informações.