Tratamento para TPM (tensão pré-menstrual)

A tensão pré-menstrual (TPM) costuma bagunçar a vida pessoal e profissional de diversas mulheres em todo o mundo. Apresenta sintomas variados, que podem ser físicos e psicológicos. Em geral, os sinais da tensão pré-menstrual aparecem, em média, 10 dias antes da menstruação e desaparecem logo após o seu início.

A teoria mais aceita como causa para a TPM é o desequilíbrio hormonal. O ciclo menstrual é regulado pela interação dos hormônios estrogênio e progesterona. Na fase reprodutiva, todos os meses, a mulher produz hormônios para que uma gravidez aconteça; se eles não estiverem em perfeita harmonia, uma série de sintomas surge.

Grande parte das mulheres que se queixam de TPM não procuram ajuda médica, por pensar que estes sintomas são normais. O comprometimento da qualidade de vida é grande quando a mulher se conforma com este estado. Apesar de o seu diagnóstico ser dificultoso, os efeitos da TPM podem ser controlados por meio do tratamento correto.

Tratamento da TPM por meio dos implantes hormonais

A indicação do tratamento varia conforme o quadro de sintomas descritos pela mulher. Em alguns casos, apenas mudanças no estilo de vida e na dieta já são suficientes para apresentar uma melhora dos sintomas. Quando o desequilíbrio hormonal é muito severo, alternativas podem ser sugeridas, como é o caso da reposição de alguns hormônios.

O implante hormonal é uma opção muito eficaz para o tratamento da TPM.
A gestrinona, liberada de forma lenta e gradual na corrente sanguínea, bloqueia a produção do estrogênio e progesterona e, atualmente, é um dos tratamentos mais efetivos. A dosagem sempre é individualizada, isto é, varia de acordo com a necessidade da mulher.

Se você sente desconfortos durante este período, não espere pela sua próxima menstruação. Procure um ginecologista e explique seu problema, TPM tem tratamento!

PRÉ-AGENDAR CONSULTA

Agende sua consulta para saber quais são os procedimentos mais adequados para você.
Utilizamos as melhores práticas e tecnologias para assegurar a privacidade e proteção de seus dados pessoais, em conformidade com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018). Os dados por você fornecidos serão utilizados exclusivamente para cadastro de pré-agendamento de consultas. De acordo com os princípios da LGPD, nós respeitamos sua privacidade e zelamos pela segurança de suas informações.