Da adolescência à menopausa: uma jornada consciente

O que fazemos na adolescência têm influência direta na menopausa? Tecnicamente não!

O método anticoncepcional que usamos – com hormônio ou sem; se tratamos ou não a TPM; se tomamos medicamentos contra a cólica; como controlamos o fluxo menstrual… Nada disso vai interferir nos sintomas da menopausa, quando a hora chegar!

Então, é correto afirmar que é cedo para que as adolescentes pensem na menopausa? Depende!

Se considerarmos que as escolhas que fazemos ao longo da vida vão ditar a forma como chegaremos ao futuro, então, não é cedo para que as opções saudáveis comecem na adolescência.

Mulheres são regidas por hormônios. Na adolescência, eles estão em ebulição. No climatério, em desequilíbrio. Na menopausa, em escassez.
Entender e saber lidar com essas fases é essencial para uma vida de qualidade. Só que isso só é possível com autoconhecimento, percepção de si e entendimento.

Se é cedo para as adolescentes se “preocuparem” com a menopausa, não é cedo para que se conheçam e tenham as informações necessárias para tomar decisões conscientes, que levem a um futuro melhor.

Ter saúde, cuidar do emocional e conhecer o próprio corpo não depende da idade.

Quanto mais conhecimento, menos sofrimento

Quem de nós nunca ouviu que cólica é normal, TPM é assim mesmo, menopausa faz parte da vida e toda mulher precisa se acostumar.
Infelizmente, muitas mulheres viram suas avós e mães passando por isso e se conformaram.

A verdade é que nada do que nos traz sofrimento é normal. Não precisamos perpetuar esse equívoco.

Quanto melhor conhecermos o nosso corpo, melhor vamos envelhecer.

Se já chegamos aos 40, 50 ou 60 anos, tudo bem! Não somos seres estáticos. Sempre há tempo para reverter o que não vai bem. Mudar, transformar, ter um futuro mais produtivo, mais pleno e mais feliz. Comece hoje mesmo.

Agora imagine se pudermos ensinar para nossas filhas adolescentes que o autoconhecimento é transformador e elas são as protagonistas da própria vida. É perfeito!

Com tanta informação disponível, tratamentos cada vez mais modernos, métodos inovadores, temos que evoluir também.

Vamos abrir a cortina que nos impede de entender quem somos de fato. Vamos ser o exemplo para outras mulheres e adolescentes.

Seja uma fonte de inspiração

Se uma menina vê a mãe encarar o climatério e a menopausa de forma leve e saudável, com todo o suporte que precisa, ela também vai conduzir sua jornada para chegar no futuro melhor do que nossas avós chegaram.

Seja você o exemplo! Cuide-se. Inspire outras mulheres, suas amigas, suas filhas… Se precisar de ajuda, eu estou aqui.

House photo created by gpointstudio – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM