Doze verdades ou mitos sobre tensão pré-menstrual

Não faltam preconceitos e mitos acerca da Tensão Pré-Menstrual. Vamos conferir e desfazer alguns deles?

1. Os sintomas duram o mês todo

Mito. A TPM começa a partir da ovulação e vai até o início da menstruação. Neste período, os sintomas podem variar, assim como a intensidade e a frequência, mas se você tem sintomas durante o mês todo, não é TPM. Procure um médico.

2. TPM é igual para toda mulher

Mito. Os sintomas da TPM são muitos e nem toda mulher tem o mesmo tipo de desconforto neste período. Pode ocorrer também que a intensidade dos sintomas varie ao longo da vida e sua TPM seja diferente de tempos em tempos.

3. Atividade física alivia o problema

Verdade. A prática de atividades físicas ajuda a manter o equilíbrio emocional e, por isso, é recomendada também durante a TPM. Ao fazer exercícios, liberamos substâncias que trazem sensação de bem-estar.

4. Anticoncepcional pode ser um aliado

Verdade. O uso de hormônios é aliado para amenizar os sintomas, mas não elimina todos eles. Com o anticoncepcional é possível, por exemplo, regular o ciclo menstrual, reduzir a irritabilidade e controlar a acne.

5. Mulheres engordam na TPM

Mito. O que ocorre é um inchaço por causa da retenção de líquidos, que diminui ao fim do período. Nesse caso, como não é um ganho de peso real, mas circunstancial, é errado afirmar que a mulher engorda.

6. Alguns alimentos são proibidos

Mito. Nada é proibido só porque a mulher está no período pré-menstrual. A indicação é manter uma alimentação rica em fontes de zinco e magnésio, além de proteínas, legumes, verduras e frutas. A dica é o equilíbrio e a qualidade nutricional.

7. TPM é frescura

Mito. Para quem nunca teve, a Tensão Pré-Menstrual pode parecer bobagem, mas ela não é psicológica ou frescura. Embora muitos sintomas sejam percebidos como emocionais, a TPM é fisiológica.

8. Nem sempre o tratamento é necessário

Verdade. Se o incômodo for leve e permitir as atividades rotineiras, é só seguir hábitos saudáveis de vida. O tratamento é necessário quando a TPM se torna um sofrimento. Neste caso, o acompanhamento médico é necessário.

9. Mulheres com filhos têm sintomas amenos

Mito. A intensidade dos sintomas não tem relação com gravidez ou filhos. A TPM pode se manifestar em diferentes fases da vida, mas não está associada à maternidade.

10. Adolescentes vivem em TPM

Mito. A Tensão Pré-Menstrual não ocorre com maior frequência na adolescência. Esse é um mito que se criou para classificar o comportamento das adolescentes, que é considerado por muita gente como “difícil”.

Cuidado! Porque se fosse assim, como seria classificado o comportamento dos meninos? É o mesmo clichê que as mulheres ouvem ao expressar sua indignação, raiva ou fazer qualquer manifestação mais contundente: “Nossa, deve estar de TPM”.

11. Homens também tem TPM

Verdade. A Síndrome do Homem Irritável existe e é causada pela baixa produção de testosterona. Claro que é diferente da TPM feminina e pode ocorrer em qualquer momento da vida do homem.

12. Todo mau humor indica tensão pré-menstrual

Mito. O mau humor faz parte das emoções humanas, tanto femininas quanto masculinas e não ocorrem, exclusivamente, no período pré-menstrual. Mulheres podem ter mau humor por circunstâncias da vida que não sejam causadas por alterações hormonais.

Quem me segue, já sabe…

Se você já me acompanha há algum tempo, sabe o que eu sempre digo. Se está chegando agora, seja bem-vinda e saiba desde já: sofrer nunca é normal. Os sintomas pré-menstruais existem para a maioria de nós, mas se eles estão causando sofrimento, não fique postergando a busca por ajuda médica.

O tratamento existe, é simples e vai trazer de volta a qualidade de vida que você precisa e merece.
Qual é a necessidade de ficar sofrendo todo mês?

Eu estou aqui e posso auxiliar nesse processo. Preste atenção em você, conheça o seu corpo, entenda os sintomas que se repetem a cada período pré-menstrual e venha conversar comigo.