Intimidade x sexualidade! Como está seu relacionamento durante a quarentena?

Com cerca de um terço da população mundial em quarentena, você já parou para pensar como devem estar as relações entre os casais? A convivência, antes diluída nas horas que estávamos no trabalho ou em outras atividades fora de casa, agora se intensificou.

O que passava despercebido nos hábitos do companheiro tornou-se, inevitavelmente, gritante. As qualidades e os defeitos ficaram ainda mais evidentes. E no seu relacionamento, o que isso significa? Como anda a sua intimidade com o parceiro?

Antes de prosseguir, vale lembrar que não estamos falando apenas de sexo. A sexualidade faz parte do contexto, mas não define a intimidade de um casal. Uma relação a dois precisa de familiaridade, confiança, amizade, convivência, proximidade, conforto, respeito, aconchego e cumplicidade, apenas para listar alguns itens.

Aproveite a oportunidade para reconquistar seu parceiro

Se a pandemia do novo coronavírus tem forçado milhares de pessoas ao distanciamento social, as horas a mais em casa podem servir de aprendizado para o casal. Aceitar as diferenças e não idealizar o “parceiro perfeito” são os primeiros passos para um relacionamento saudável.

Muitas vezes o que hoje nos incomoda em nossos companheiros foi justamente o que nos conquistou no início do relacionamento. Pense nisso. Você ainda consegue lembrar o que a atraiu e encantou quando você conheceu seu cônjuge ou companheiro?

Aproveite o tempo juntos para resgatar tudo de bom que há na relação. As conversas, as risadas, o respeito às diferenças e opiniões, o aprendizado mútuo.

Encontrar um ponto de equilíbrio e valorizá-lo pode tornar a relação mais íntima. Viver junto mesmo pensando diferente é o que traz todo o encanto às relações e promove a intimidade entre os casais.

Cuide do seu relacionamento

Os casais precisam nutrir o relacionamento constantemente. Conquistar e reconquistar o parceiro é tarefa diária. Mesmo para quem tem filhos é fundamental não descuidar da relação a dois, dos momentos íntimos, da sexualidade, do romantismo.

A convivência intensa na quarentena tem revelado relações entre “quase desconhecidos”. Se esse é seu caso, aproveite o tempo que vocês estão obrigatoriamente juntos para aprimorar a relação e para conhecer verdadeiramente quem vive ao seu lado.

E lembre-se: pais não são seres assexuados e precisam de um período a sós. Atenção, carinho e afeto não devem ser práticas apenas na fase de conquista. Devem ser parte do dia a dia das relações entre casais.

Ajuda profissional é sempre bem-vinda

Se a quarentena e a convivência excessiva trouxeram à tona problemas que você desconhecia ou escondia embaixo do tapete, não finja que eles não existem.

Resgatar a intimidade de um casal é possível e profissionais trabalham de forma interdisciplinar para auxiliar neste sentido. Ginecologistas, terapeutas de casais e sexólogos, por exemplo, formam uma rede de apoio capaz de identificar os problemas físicos e emocionais que podem estar atrapalhando a relação.

Ainda que o dia a dia familiar seja um desafio e tanto, nutrir a intimidade do casal pode salvar o relacionamento. Saber ouvir, valorizar as qualidades e lembrar sempre daquilo que te conquistou no início do relacionamento podem ser exercícios valiosos. Pense nisso.

E tem mais: mesmo relacionamentos saudáveis passam por crises. E está tudo bem, porque faz parte da evolução, mas se você precisar de ajuda, não hesite. Buscar apoio profissional não é sinônimo de fracasso, pelo contrário, é prova de coragem.

Um casal saudável é sinônimo de uma família saudável!

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

People photo created by freepik – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM