Medo de envelhecer: mas é inevitável, vamos envelhecer!

A maioria de nós vai envelhecer bastante! Resta saber como!

Estamos envelhecendo. Com a expectativa de vida aumentando, seremos um país de pessoas mais velhas. E não estou falando de 60 ou 70 anos. Estou falando de um futuro em que pelo menos um quarto dos brasileiros estará acima dessa idade. E quem serão os habitantes desse “novo mundo”?

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros com 65 anos já correspondem a 10,15% da população do país. Com 70 anos são 3,82%. Com mais de 90 anos, 0,27%. Em 2054, 23,49% dos brasileiros terão mais de 65 anos.

A expectativa de vida das mulheres, também segundo o IBGE, será de 80,67 anos em 2022. Em 2032, estima-se que seja de 82,27 anos e na década seguinte, 83,28 anos. Em 2054, no ritmo atual, as mulheres chegarão aos 84 anos em média.

Por que estou dizendo tudo isso? Porque se antes éramos velhos aos 50 ou 60 anos, agora isso representa apenas 2/3 do nosso tempo. E como vamos desfrutar do que nos resta é responsabilidade imensa, uma escolha que começa agora!

Medo de envelhecer: descarte milagres!

Que bom se viver mais – e com qualidade de vida – fosse uma “receita de bolo”. Ou produto de armazém, que se compra pronto. Não é. É atitude e responsabilidade. Com a maturidade você já deve ter entendido que não há recompensa sem esforço e dedicação, não é mesmo?!

Se quisermos comprovar que o IBGE está certo nas projeções e, mais do que isso, mostrar a nossa capacidade de tornar a jornada até lá prazerosa e saudável, é hora de assumir que os 50 anos são os novos 30 e os 60, os novos 40. Ficar sentado no sofá vendo a vida passar? Fica pra depois!

Dá pra começar a fazer muita coisa nova agora, hoje. Aliás, quando foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez?

Medo de envelhecer ou Longevidade com saúde?

Conheci uma senhora que dizia: “Não envelheça demais a ponto de depender totalmente dos outros.” Ela tinha mais de 90 anos. Autonomia e lucidez são desejos da maioria das pessoas longevas, mas não são milagres, são conquistas.

Você já assumiu a responsabilidade pelo seu futuro como “idoso destes novos tempos”?

Hábitos de vida saudáveis, alimentação equilibrada, sono de qualidade, exercícios físicos regulares, reforço nas atividades cognitivas e sociais, cuidados com a saúde emocional, exames periódicos e atitudes positivas fazem parte dessa caminhada rumo à longevidade com qualidade de vida.

O que você faz todo dia é o que vai definir quem você será no time dos 80 ou 90+. Chegar lá não é tão difícil, as estatísticas mostram. Como você vai chegar lá é que fará a diferença.

Juntas na jornada

O que eu espero para mim – um futuro saudável, com qualidade de vida e muita disposição para realizar sonhos – é o mesmo que desejo a você. Por isso, se quiser alguém para trilhar esse caminho e ajudar com as orientações para envelhecer bem, conte comigo.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM

Por que menstruamos? Dra Natacha Machado - Ginecologista Joinville
Tensão pré-menstrual

Por que menstruamos?

Processo natural e orgânico, a menstruação está intimamente ligada ao ciclo reprodutivo da mulher e, como quase tudo o que diz respeito à intimidade feminina,

LEIA MAIS