Falta de desejo sexual: culpa dos hormônio ou há poeira embaixo do tapete?

Como você lida com o seu relacionamento sexual?

  •  Culpa unicamente os hormônios pela falta de libido?
  • Busca em um receituário médico a solução quando o desejo despenca? ou
  • Entende os altos e baixos de uma vida a dois e assume a responsabilidade?

Mesmo que os hormônios tenham influência no desejo sexual – principalmente no climatério e na menopausa, quando eles entram em declínio – a falta de libido pode ocorrer em qualquer idade. Isso porque os relacionamentos têm sutilezas, fragilidades e nuances que, em muitos casos, vão além da questão fisiológica e de uma solução farmacêutica.

Sem apontar culpados ou inocentes, seja sincera: você sabe exatamente a causa da sua baixa libido?

Falta de desejo sexual? Talvez seja hora do checkup

Muitos casais demoram a perceber quando algo não vai bem porque estão no piloto automático. E à medida que o tempo passa, fica mais fácil culpar o climatério ou a menopausa.

Se você disser que antes do climatério sua vida sexual ia às mil maravilhas, então, sim, a queda natural na produção de hormônios pode ser uma das principais responsáveis pelas mudanças.

O fato é que na maioria das vezes recebo pacientes que há anos não estão felizes, mas esperam o climatério para ter a “desculpa perfeita”. Nesse caso, eu lamento dizer: não há milagre que cure um relacionamento com problemas.

Você pode até repor os hormônios e perceber melhoras na libido, mas a sua vida sexual ainda não vai ser plena. Então, meu conselho é: faça um check up completo! E não estou falando só dos exames médicos, estou falando da sua vida a dois.

Autodiagnostico

Se você já sabe que a vida sexual está ruim e o desejo não é mais o mesmo, encare os fatos: deixar o problema se arrastar por anos vai exigir agora um esforço redobrado para voltar aos trilhos.

Reflita e reconheça a situação. Com esse “autodiagnóstico” ficará mais fácil encontrar a melhor solução. E ela existe! Justamente por isso decidi falar sobre esse assunto hoje. Porque é possível recuperar a libido desde que as causas sejam identificadas corretamente.

Se tiver dificuldades, procure ajuda. Vamos entender se a falta de desejo está associada à queda na produção hormonal ou se há outros fatores envolvidos. Converse com sua parceria, restabeleça as conexões necessárias, recupere as memórias daquilo que fez com que você se apaixonasse, descubra onde tudo se perdeu.

Não se engane

Na análise dos relacionamentos, vários caminhos precisam ser percorridos. Quando essa reflexão for “passada a limpo”, você de fato saberá o que deve ser feito e poderá contar com o suporte adequado para ter de volta o seu desejo sexual.

Não coloque as esperanças apenas em uma receita médica ou deposite todas as frustrações no climatério (ele já nos causa problemas demais para levar essa culpa sozinho, não é mesmo?!).

A solução está no diálogo e na sinceridade. E depois, se for o caso, no tratamento hormonal. O importante é que você tem sempre com quem contar. Agende uma consulta e vamos conversar a respeito.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

People photo created by jcomp – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM