Fez 50 anos? Dê as boas-vindas à menopausa e aproveite a vida!

A idade chegou e, com ela, a menopausa. Que bom, você está viva! Encarou um sem-fim de desafios e chegou até aqui. Um bom motivo para comemorar, ainda que muita gente insista em duvidar do próprio potencial a essa altura da vida.

Com certeza você já ouviu, pelo menos uma vez, a “famosa” frase: “De agora em diante é ladeira abaixo”. E provavelmente acreditou.

Infelizmente, em pleno século 21, as mulheres ainda chegam ao climatério ouvindo isso e levando a sério. O bom é que podemos romper com essa crença, sabia?

Primeiro, porque a ciência e as novas tecnologias nos permitem o acesso a tratamentos eficazes para vencer os sintomas do climatério e suavizar a chegada da menopausa.

Segundo, porque a expectativa de vida das mulheres beira os 80 anos, de acordo com o IBGE. Ou seja, você está apenas começando a segunda metade da sua vida.

Para viver bem e feliz, explorando tudo o que o futuro pode oferecer, é só rever alguns conceitos e virar a chave. A mulher que cuida bem da saúde física, mental e emocional tem muitas possibilidades pela frente. Acredite!

Um novo olhar para uma nova fase

A primeira dica para quem chega à menopausa é: seja mais otimista, mais livre, lance um novo olhar sobre as situações do dia a dia, aceite suas imperfeições e aprenda a dizer “sim” ao novo.

Afinal, agora você tem mais maturidade, os filhos estão crescidos, você sabe o que esperar dos relacionamentos e é possível que tenha alcançado estabilidade ou equilíbrio na vida profissional, pessoal e financeira.

O segundo conselho é: encontre formas de atravessar essa fase de maneira mais leve. Faça uma lista de tudo aquilo que você ainda quer realizar e experimente coisas novas pela primeira vez. Vá sem medo.

Quer ajuda? Confira algumas ideias!

Dez dicas para curtir a vida após a menopausa

1 – Faça viagens
Viajar faz bem em qualquer idade, mas nem sempre há tempo, disponibilidade e recursos suficientes ao longo da tal “vida produtiva”. Quando somos mais novas, com outras demandas familiares ou profissionais, as viagens ficam em segundo plano.

Então, que tal tirar o sonho do papel, arrumar as malas e partir. Vá com a parceria, com as amigas, com os filhos ou netos, vá sozinha, mas vá! E não importa o destino. Pode ser a casa de praia de um casal amigo, um chalé simples no campo. O importante é conhecer um novo lugar.

2 – Tenha um hobby (que pode até virar fonte de renda)
Você não precisa largar o emprego de anos, mas, com certeza, pode desacelerar e aliviar o estresse com atividades prazerosas nas horas de lazer.

Aprenda a tocar um instrumento musical, faça um curso de idioma, dedique-se a um esporte ou trabalho manual (costura, artesanato, crochê, por exemplo), matricule-se em aulas de dança. Além de se divertir e fazer novos amigos, você vai aprimorar a concentração e a memória.

3 – Identifique causas com as quais se identifica
Ser útil e fazer a diferença na comunidade traz mais sentido à vida. Que tal se envolver em um trabalho voluntário, um projeto comunitário, uma ação de responsabilidade social?

A sensação de contribuir em uma causa nobre é extremamente prazerosa e tira o foco dos nossos próprios problemas. Como resultado, paramos de achar que o mundo conspira contra nós. Aproveite seu tempo e deixe um legado para as próximas gerações.

4 – Tenha tempo de qualidade com a família e com os amigos
Curtir bons momentos ao lado de quem você ama vai aumentar sua serotonina, o hormônio da felicidade. Não espere uma data especial para promover encontros e nem se deixe vencer pela preguiça.

Receba os amigos em casa, cozinhe para a família, faça passeios nos finais de semana com os filhos e netos, conheça lugares novos, divirta-se. Faça a vida valer a pena.

5 – Invista na sua sexualidade
Você não está morta e pode ter uma vida sexual ativa e plena depois da menopausa. Ainda que a diminuição de estrogênio afete a libido e provoque o ressecamento vaginal, a reposição hormonal resolve esses problemas.

Além disso, você pode conversar com a parceria sobre suas preferências, desejos e fantasias. Redescubra sua sexualidade, sozinha ou acompanhada.

6 – Comece a prática de atividade física
Praticar atividade física regularmente é excelente para manter o corpo saudável, principalmente na menopausa. Entre as vantagens estão a melhora do humor, o fortalecimento dos ossos e o combate à insônia, comuns nessa fase.

A atividade física libera endorfina e promove bem-estar físico e emocional. Não espere que a disposição brote a cada amanhecer para, só depois, começar a se mexer. Quanto mais atividade física você fizer, mais disposição terá. Faça das idas à academia seu compromisso diário.

7 – Dance, cante, leia livros, ria de si mesmo
A menopausa é a hora perfeita para sair da mesmice. Divirta-se, conduza a vida de forma mais leve, ria de si mesmo. Você não deve nada a ninguém.

Além disso, ninguém gosta de conviver com alguém pessimista, que reclama o tempo todo e não tem motivação ou alegria. Seja uma companhia agradável e inspire outras mulheres. Climatério é atitude!

8 – Aventure-se
Sabe aquele sonho antigo, que foi ficando para trás por conta da falta de tempo ou de recursos? É hora de resgatá-lo. Faça alguma coisa pela primeira vez. Acampe, vá a um luau na praia, dance na chuva, faça uma excursão para o destino mais improvável. Que tal uma aula de surfe?

Sonhe, planeje e conquiste. Ter metas e motivação fazem milagres pela nossa saúde.

9 – Visite amigos que moram distantes
Quer coisa melhor do que rever bons amigos e passar um tempo na companhia deles? Estar com quem se ama, relembrar histórias e dar boas risadas trazem imensa felicidade e calma, ajudando, inclusive, a reduzir a ansiedade, o estresse, o mau humor e a depressão.

10 – Faça uma extravagância
Você merece um tempo só seu. Desfrute da sua própria companhia e escolha um luxo para se dar de presente. Um dia no salão de beleza ou no spa, um jantar naquele restaurante famoso, um show do seu cantor favorito. O tempo, a partir de agora, é seu aliado e, com planejamento, tudo se torna possível.

Lembre-se: você chegou até aqui, venceu todos os desafios impostos pela vida e não precisa “aposentar” sonhos e projetos. Definitivamente, não é a hora de jogar a toalha ou de se render a crenças limitantes. Seja a sua melhor versão!

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM