Hormônios e sua influência na vida das mulheres

Você sabia que a menopausa não é um problema só de mulheres?

Toda semana eu recebo no consultório mulheres com bom nível de informação sobre a menopausa. Muitas sabem que, no climatério, estão sujeitas a calorões, ganho de peso, queda de cabelo, redução na libido e ressecamento vaginal.

O que a maioria ignora é que há uma infinidade de problemas emocionais associados ao climatério, como depressão, ansiedade, irritabilidade, alterações bruscas de humor, desânimo, apatia e melancolia. E isso não tem a ver apenas com elas, mas com todos que estão ao seu redor.

Se nós já não nos reconhecemos mais diante de tantas mudanças, imagine quem convive conosco. Maridos, filhos, familiares e colegas de trabalho também são impactados.

Não raramente, a família reclama da irritação, o marido se queixa da falta de libido, os colegas de trabalho não entendem como uma profissional sempre atenta agora esquece coisas básicas. Ou seja, a menopausa não é uma exclusividade feminina. É problema de todo mundo!

Hormônios e sua influência na vida das mulheres

Se as mulheres em idade reprodutiva são julgadas por seus “rompantes” durante a TPM – que ocorre em alguns dias do ciclo menstrual –, imagine no climatério, quando os sintomas, se não tratados, estão presentes diariamente.

Com a queda nos níveis de estrogênio e progesterona – os principais hormônios femininos -, o organismo das mulheres passa por mudanças profundas. As emoções ficam afloradas e a irritabilidade aumenta. Tudo isso somado à falta de sono, baixa libido e a uma infinidade de sintomas físicos, emocionais e psicológicos.

É fácil se sentir desconfortável na própria pele, não é mesmo?

É aí que, além do tratamento médico, as mulheres precisam ser ouvidas e compreendidas pelos companheiros, filhos, familiares, colegas de trabalho e amigos. Falar abertamente sobre tantos sentimentos contraditórios ajuda o “organizar as ideias” e a traçar um plano capaz de suavizar essa jornada.

Tenha uma rede de apoio, mantenha boa comunicação, certifique-se de que foi clara sobre seus sentimentos, compartilhe suas angústias e reconheça as fragilidades dessa fase. A menopausa é uma etapa natural da vida da mulher e não há motivos para ter vergonha.

Como reverter o jogo

Compartilhe informações relevantes sobre a menopausa com as pessoas que convivem com você. Explique como os sintomas do climatério interferem na qualidade de vida e no bem-estar. Peça ajuda quando necessário e, sempre que possível, troque experiências com outras mulheres.

Se você chegou à menopausa é sinal de que está viva. Use a experiência e a maturidade a seu favor. Não se esconda, não se intimide. Tão importante quanto a reposição hormonal é a informação. Uma boa conversa tem efeitos terapêuticos, pode apostar.

Além disso, ao compartilhar com outras pessoas a sua realidade e as suas vulnerabilidades, você reduzirá a autocobrança e a ansiedade. Tenha aliados ao longo desse processo de adaptação. Eu sou uma delas, mas sua família e amigos podem – de devem – fazer parte do time.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Image by Freepik

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM