Como anda a saúde da sua pele, cabelos, unhas, músculos e ossos?

Unhas quebradiças, cabelo sem brilho e com queda excessiva, pele sem vigor, ressecada e flácida, pouca massa muscular e ossos enfraquecidos. Você se identificou com esses sintomas e, para piorar, também sente indisposição e fraqueza?

Se você respondeu sim e já tem mais de 40 anos, esses podem ser sinais do climatério. Nesta fase da vida, a interrupção gradativa da produção hormonal causa uma série de efeitos no organismo das mulheres.

Suplementos na menopausa: não é só para quem é fitness

Não é possível impedir a menopausa, mas é possível tratar os sintomas desde os primeiros sinais do climatério, que começa, em média, oito anos antes da menopausa propriamente dita.

Para auxiliar na manutenção da qualidade de vida nessa fase, o principal tratamento é a reposição hormonal, mas outras estratégias são bem-vindas para controlar e aliviar os sintomas.

Uma alternativa é a utilização de suplementos (sempre com orientação médica, é claro).

Se até pouco tempo atrás o whey protein, a creatina e o colágeno estavam associados apenas à atividade física, ao ganho de massa muscular e à beleza da pele, cabelos e unhas, hoje sabemos que eles são bons reforços para as mulheres no climatério e pós-menopausa.

O uso de whey, creatina e colágeno associado à atividade física diária – incluindo exercícios de força – traz excelentes resultados. Outro suplemento a ser considerado na lista, especialmente para quem sofre com insônia, é a melatonina.

Esse hormônio estimulador do sono costuma ser liberado naturalmente em horários e ambientes com baixa luminosidade, mas, diante de tanta exposição às telas, altos níveis de estresse e falta de uma higiene adequada do sono, sua produção é drasticamente afetada.

Como a suplementação na menopausa ajuda a mulher?

A suplementação ajuda a resgatar a saúde e a qualidade de vida das mulheres no climatério, mas não faz mágica. Você precisa fazer a sua parte: exercícios físicos de rotina, dieta saudável e natural, muita água e quase nada de bebida alcóolica, zero cigarro, atividades de relaxamento e controle do estresse.

Lista dos melhores suplementos para a fase da menopausa

Associado a isso, algumas opções de suplemento podem ser vantajosas no climatério:

  • Whey protein – À base de proteína do soro do leite, auxilia no fortalecimento dos músculos, melhora a imunidade, ajuda a controlar a pressão arterial, regula o humor, auxilia no crescimento de unhas e cabelos, é bom para os ossos e para o ganho de massa muscular, aumenta a saciedade e melhora a resistência à insulina.
  • Melatonina – Regula o relógio biológico e auxilia no sono reparador. A melatonina também auxilia no controle da pressão arterial, tem efeito anti-inflamatório, protege a pele e ameniza as ondas de calor e suor noturno.
  • Creatina – Naturalmente produzida pelo pâncreas, rins e fígado, a creatina pode ser suplementada com a função de estocar energia para os músculos. Na menopausa, ela combate a perda de massa muscular, de massa óssea e da força, reduz o estresse oxidativo e as inflamações, melhora o humor, controla a ansiedade e combate a depressão.
  • Colágeno – À medida que os anos passam, as fibras de colágeno do organismo diminuem. O resultado é pele fina, ressecada e frágil, perda da elasticidade e aumento da flacidez. As unhas e cabelo também sofrem. A suplementação de colágeno suaviza esses sinais de envelhecimento, auxilia na firmeza, hidratação e sustentação da pele, reduz as rugas e fortalece unhas e cabelos.

Todos esses suplementos parecem ótimos, não é mesmo? E podem ser, desde que você seja bem orientada por um profissional e faça suplementações de acordo com as necessidades do seu corpo.

Converse com o médico a respeito e use os suplementos de forma personalizada.

Não existe milagre à venda na prateleira da farmácia! Passar pelo climatério de forma saudável e feliz requer um conjunto de novos e bons hábitos. A suplementação ajuda, mas você é a protagonista nesse processo de melhoria da saúde e da qualidade de vida.

E caso precise de um apoio e de orientações para conduzir essa história, estou por aqui para ajudar.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado