Por que na menopausa sentimos coceira na pele?

Coceira na pele? Pode ser a menopausa chegando

Quando se pensa em menopausa é provável que venham à cabeça, imediatamente, sintomas já popularmente conhecidos, como os fogachos, as alterações de humor, a insônia, a redução da libido ou o ganho de peso.

A verdade, no entanto, é que outras dezenas de sinais se apresentam cerca de oito anos antes da última menstruação. O problema é que, durante o climatério, alguns desconfortos não são facilmente associados às oscilações hormonais.

Para evitar a peregrinação por diferentes especialistas na tentativa de entender tantas mudanças no organismo, o ideal é prestar atenção ao que seu corpo está “dizendo” e relatar tudo ao ginecologista, de preferência alguém especializado em climatério.

Por que na menopausa sentimos coceira na pele?

Alguns problemas de pele são comuns no climatério e ocorrem por causa da diminuição natural na produção de hormônios. Flacidez e ressecamento são os mais conhecidos, mas a coceira na pele também incomoda as mulheres.

A queda nos níveis de estrogênio altera a capacidade do organismo de hidratar a pele, o que a torna mais seca e suscetível a coceiras. A oscilação hormonal prejudica as funções celular e imunológica da pele, favorecendo reações alérgicas.

No climatério, o manto hidrolipídico – camada que funciona como proteção da pele – vai enfraquecendo, deixando-a cada vez mais ressecada, fina, irritada e sensível.

O socorro para aliviar a coceira pode vir do uso de medicamentos e da mudança de hábitos.

Dicas para cuidar da pele durante a menopausa

Algumas estratégias ajudam a cuidar da pele durante o climatério. Para resumir, passe longe de cigarros e bebidas alcoólicas, pratique atividade física e mantenha uma alimentação rica em proteínas, fibras e ômega 3 (salmão, nozes, ovos e semente de linhaça, por exemplo).

Outra medida preciosa é aumentar a hidratação. Beba muita água e use bons hidratantes corporais após o banho. Isso ajuda a manter a umidade da pele. Escolha loções hipoalergênicas e de preferência sem perfume.

Suplementos como óleo de prímula, que garantem mais firmeza à pele, banhos rápidos com água morna e sabonetes hidratantes também fazem diferença.

Se mesmo assim a coceira persistir, lembre-se de relatar ao médico. A reposição hormonal é uma alternativa de primeira linha para equilibrar os hormônios e controlar os sintomas.

Coceira na pele na menopausa: para cada queixa, uma solução

Ainda que seja uma fase de muitas adaptações, sofrer sozinha é bobagem. Não espere a menopausa se confirmar para adotar sua rotina de autocuidado.

Esta nova fase da vida não precisa ser ruim. Há recursos para que todas as suas queixas sejam resolvidas, basta que você conheça seu corpo e relate ao ginecologista todas as mudanças.

Vamos conversar mais a respeito? Conte com a minha ajuda!

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Image by Freepik

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM