Terapia de reposição hormonal: quando é hora de parar?

Com prazo limite para o início, mas sem data pré-determinada para o fim, a terapia de reposição hormonal (TRH) pode trazer benefícios para a maioria das mulheres por longos anos, desde os primeiros sintomas do climatério até a pós-menopausa.

O tratamento melhora a saúde, o bem-estar e alivia sintomas que afetam diretamente a qualidade de vida e a rotina. Mas, afinal, quando é a hora certa para interromper o uso dos hormônios?

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, a grande questão está em quando começar a reposição hormonal. Isso sim tem seu momento certo. Parar a TRH nem sempre será uma necessidade.

Terapia de reposição hormonal: vamos entender melhor esse assunto!

A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.

Já as mulheres que, sob orientação médica, iniciaram a terapia hormonal em tempo hábil podem se beneficiar do tratamento até o fim da vida – por décadas, no caso – se observados alguns cuidados.

Se a sua saúde estiver em dia, sem intercorrências ou doenças que possam ser agravadas pelo uso de hormônios, não há motivos para interromper a reposição. A regra de ouro, neste caso, é contar sempre com o acompanhamento de um especialista.

Toda TRH deve ser individualizada, com doses de hormônio sob medida para cada paciente, que vão sendo reduzidas à medida que o tempo passa. As consultas ao médico devem ser regulares, com exames feitos em intervalos máximos de um ano.

Resguardados esses cuidados, manter a terapia de reposição hormonal ajuda a prolongar os benefícios obtidos durante o tratamento da menopausa.

Entre as vantagens estão a melhora na disposição, humor, memória, qualidade do sono, desejo sexual, pele, cabelo e unha mais fortes e saudáveis, menos ansiedade e até ajuda no controle do peso.

Isso não quer dizer que os hormônios resolvem todos esses problemas por milagre. Ter saúde envolve uma série de iniciativas e atitudes. Nem antes nem depois da menopausa, a terapia de reposição faz mágicas.

Por isso, lembre-se: o uso de hormônios ajuda a envelhecer melhor e a ter mais qualidade de vida, mas é preciso manter também uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, seja qual for a sua idade. Agende uma consulta e saiba mais sobre os tratamentos de reposição hormonal.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

 

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

 

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM