Baixa testosterona em homens pode impactar relacionamento

Reposição hormonal não é papo só para mulheres. Irritabilidade, falta de concentração e de memória, indisposição, baixa libido, ansiedade, depressão, fadiga e insônia. Sintomas que você, que enfrenta o climatério ou a menopausa, já conhece bem.

Sem tratamento, é provável que esteja até sofrendo com boa parte deles e tantos outros problemas típicos desta fase.

P.S.: Se for o caso, marque já a sua consulta. Você merece recuperar a saúde e a qualidade de vida.

O que possivelmente você não sabe é que seu companheiro também pode passar por isso e pela mesma razão: queda nos níveis hormonais – no caso dele, a testosterona.

Alterações causadas pela baixa testosterona em homens

  • A queda nos níveis de testosterona em homens pode começar a partir dos 30 anos, em média. Embora esteja muito associado ao apetite sexual, esse hormônio tem mais de 200 funções.
  • Nos homens, a testosterona é produzida nos testículos e nas glândulas suprarrenais. Nas mulheres, quem se encarrega da produção são os ovários e as suprarrenais.
  • As taxas de testosterona são bem diferentes em homens e mulheres, mas nos dois casos os níveis precisam estar equilibrados.

Todos no mesmo barco

Embora seja comum as mulheres se autocondenarem quando o relacionamento íntimo vai mal e assumirem sozinhas a culpa pela baixa libido, uma relação à dois é exatamente o que o termo diz: a dois. E é assim que deve ser encarada, compartilhando as responsabilidades.
Esqueça aquela ideia de que os homens estão sempre prontos e dispostos para o sexo.

Não é verdade! Somos seres humanos e, portanto, suscetíveis a problemas de saúde que afetam a qualidade de vida, o bem-estar e a disposição – inclusive a sexual.

Não carregue um fardo que não é seu

Em uma relação, é fundamental entender o que “é seu” e o que é “do outro”. E neste caso, quando há declínio nos níveis hormonais, não tem outro jeito a não ser buscar tratamento.

Ao identificar mudanças no comportamento do seu companheiro – e sabendo o quanto isso afeta a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar – converse abertamente com ele.

Você que me segue já sabe que sofrer não é normal e sempre há uma solução. Ele talvez tenha a oportunidade de descobrir isso agora, com a sua ajuda. Parceria envolve diálogo, compreensão e empatia. Ninguém melhor do que nós, mulheres, para entendermos o que os hormônios – ou a falta deles – podem causar.

Ciente dos prejuízos que a baixa testosterona provoca no organismo, seu companheiro poderá recorrer a um bom clínico geral, um urologista ou um endocrinologista para uma avaliação dos níveis hormonais, a necessidade de reposição ou até a identificação de outros problemas.
O importante é nunca ignorar os sintomas.

Percebeu algo diferente no comportamento do seu companheiro e não sabe como abordar o assunto? Venha conversar comigo. Juntas vamos descobrir como ajudá-lo.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

People photo created by prostooleh – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM

menopausa mais saudável - Dra Natacha Machado - ginecologista Joinville
Menopausa

Uma menopausa mais saudável

Ao longo da vida, nutrimos sonhos, expectativas, desejos. Somos movidas pela necessidade de conquista, seja ela qual for. Uma carreira bem sucedida, uma família numerosa,

LEIA MAIS