Baixa testosterona em homens pode impactar relacionamento

Reposição hormonal não é papo só para mulheres. Irritabilidade, falta de concentração e de memória, indisposição, baixa libido, ansiedade, depressão, fadiga e insônia. Sintomas que você, que enfrenta o climatério ou a menopausa, já conhece bem.

Sem tratamento, é provável que esteja até sofrendo com boa parte deles e tantos outros problemas típicos desta fase.

P.S.: Se for o caso, marque já a sua consulta. Você merece recuperar a saúde e a qualidade de vida.

O que possivelmente você não sabe é que seu companheiro também pode passar por isso e pela mesma razão: queda nos níveis hormonais – no caso dele, a testosterona.

Alterações causadas pela baixa testosterona em homens

  • A queda nos níveis de testosterona em homens pode começar a partir dos 30 anos, em média. Embora esteja muito associado ao apetite sexual, esse hormônio tem mais de 200 funções.
  • Nos homens, a testosterona é produzida nos testículos e nas glândulas suprarrenais. Nas mulheres, quem se encarrega da produção são os ovários e as suprarrenais.
  • As taxas de testosterona são bem diferentes em homens e mulheres, mas nos dois casos os níveis precisam estar equilibrados.

Todos no mesmo barco

Embora seja comum as mulheres se autocondenarem quando o relacionamento íntimo vai mal e assumirem sozinhas a culpa pela baixa libido, uma relação à dois é exatamente o que o termo diz: a dois. E é assim que deve ser encarada, compartilhando as responsabilidades.
Esqueça aquela ideia de que os homens estão sempre prontos e dispostos para o sexo.

Não é verdade! Somos seres humanos e, portanto, suscetíveis a problemas de saúde que afetam a qualidade de vida, o bem-estar e a disposição – inclusive a sexual.

Não carregue um fardo que não é seu

Em uma relação, é fundamental entender o que “é seu” e o que é “do outro”. E neste caso, quando há declínio nos níveis hormonais, não tem outro jeito a não ser buscar tratamento.

Ao identificar mudanças no comportamento do seu companheiro – e sabendo o quanto isso afeta a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar – converse abertamente com ele.

Você que me segue já sabe que sofrer não é normal e sempre há uma solução. Ele talvez tenha a oportunidade de descobrir isso agora, com a sua ajuda. Parceria envolve diálogo, compreensão e empatia. Ninguém melhor do que nós, mulheres, para entendermos o que os hormônios – ou a falta deles – podem causar.

Ciente dos prejuízos que a baixa testosterona provoca no organismo, seu companheiro poderá recorrer a um bom clínico geral, um urologista ou um endocrinologista para uma avaliação dos níveis hormonais, a necessidade de reposição ou até a identificação de outros problemas.
O importante é nunca ignorar os sintomas.

Percebeu algo diferente no comportamento do seu companheiro e não sabe como abordar o assunto? Venha conversar comigo. Juntas vamos descobrir como ajudá-lo.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

People photo created by prostooleh – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM