Terapia de reposição hormonal: você tem medo de quê?

Medo da morte. Medo do escuro. Medo do parto. Medo da primeira vez. Medo da terapia de reposição hormonal. Medo do desconhecido. Quais são seus medos? E por quê?

O medo pode ser causado por diferentes motivos, como um trauma, mas também por tudo aquilo que a nossa mente acredita ser uma possibilidade de desfecho ruim a uma determinada situação.

As causas dos nossos temores – muitos deles paralisantes – são amplamente estudadas pela psicologia, mas é verdade que há casos em que sua origem está associada a tabus, crenças limitantes, questões culturais, fake news e desinformação.

Muitos dos nossos medos cairiam por terra se tivéssemos a coragem e a disposição necessárias para buscar informações mais precisas sobre o que nos aflige.

Esmiuçar aquilo que nos causa temor e encarar nossos fantasmas podem ser excelentes formas de desfazer mitos e trazer a lucidez necessária para acabar com tantas angústias.

Afinal, por que continuamos sofrendo?

Terapia de reposição hormonal

Toda mulher entre os 45 e 55 anos, em média, começa a sentir os sintomas da menopausa – e sabe o quanto eles podem ser incômodos.

Chegada a hora do tratamento, há um grupo significativo de pacientes que negligencia sua própria saúde por medo de adquirir câncer se fizer a terapia de reposição hormonal (TRH).

É sobre esse medo que eu quero falar!

Pelo menos 70% das mulheres terão queixas importantes relacionadas aos sintomas da menopausa, com prejuízos na rotina, na qualidade de vida e no bem-estar.

Muitas fizeram uso de anticoncepcional com hormônios sintéticos durante toda a vida, mas é na hora de iniciar a TRH que o medo do câncer se manifesta. Por quê?

Por pura desinformação, preconceito, porque ouviram falar, porque sequer tiveram uma conversa franca e esclarecedora com seu ginecologista.

Amenizar os sintomas da menopausa é fácil, simples, eficaz, seguro e acessível. A primeira linha de tratamento e a mais efetiva é a terapia de reposição hormonal (TRH). A tendência atual e mais moderna é usar hormônios biodênticos, em doses fisiológicas – e, claro, depois de uma avaliação médica detalhada.

Você sabia? Os hormônios bioidênticos são mais naturais e manipulados em doses individualizadas. Já os sintéticos são aqueles comprados em farmácias em dosagem comercial padrão.

Terapia de reposição hormonal e câncer

Mulheres em tratamento contra o câncer, com suspeitas ou com predisposição genética a alguns tipos de tumor não estão aptas a fazer a reposição hormonal, mas são casos específicos, avaliados pelo médico.

O hormônio não causa câncer e a TRH é a mais indicada no tratamento da menopausa para a maioria das pacientes. Afinal, você será acompanhada regularmente por seu ginecologista.

Não deixe que o medo e a desinformação atrapalhem a sua saúde. Pergunte, esclareça suas dúvidas, não tenha vergonha. A medicina se moderniza e você deve conhecer tudo o que tem à disposição para melhorar sua qualidade de vida.

História da terapia de reposição hormonal

Os estudos sobre o uso de hormônios datam da década de 1960. Para muitos, a publicação considerada o marco inicial da TRH é de maio de 1963.

O artigo “Procedimentos específicos para eliminar a menopausa” foi escrito por Robert Wilson, R. Brevetti e Thelma Wilson e publicado no Western Journal of Surgery Obstetrics and Gynecology.

Três anos mais tarde, Robert Wilson escreveu “Feminine Forever”, voltado à população leiga. O livro lançado no Reino Unido se popularizou também nos Estados Unidos.

Graças à obra, cerca de 40% das mulheres passaram a conhecer a reposição estrogênica, repercutindo na comunidade médica científica.
O best seller foi considerado fundamental para que a reposição hormonal chegasse aos patamares de hoje.

Com o avanço da medicina, as prescrições são agora feitas em doses exatas e utilizadas por vias eficientes e seguras, como no caso dos implantes subcutâneos.

Não deixe o medo te assombrar

O medo causado por desinformação não pode ser desculpa para que as mulheres sofram com a menopausa.

Venha conversar comigo. Faça todas as perguntas que quiser. Esclareça suas dúvidas. Estou aqui para ajudar e, juntas, vamos escolher o melhor tratamento. A única coisa que você não pode é ficar refém de temores infundados!

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Hand photo created by alexeyzhilkin – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM