É possível recuperar a libido no climatério?

A resposta para essa é pergunta: com certeza! E mais: é possível, inclusive, engravidar mesmo com a menstruação irregular.

A diminuição da libido é uma das queixas mais comuns das mulheres no climatério. Se somada a outros fatores como a fadiga, o estresse, a instabilidade emocional, a baixa autoestima e o ressecamento vaginal – todos sintomas da mesma fase – o problema fica bem mais acentuado.

Agora junte aos fatores físicos e emocionais os eventuais desgastes no relacionamento e a monotonia. Pronto! Não há libido que aguente.

A boa notícia é que a vida sexual não acaba no climatério, mesmo com todas essas pedras no caminho. Como eu sempre digo por aqui, tudo tem solução se você assumir as rédeas da própria vida!

Cuidados com a saúde íntima

O estrogênio é um hormônio com impacto em vários mecanismos do corpo e, quando em descompasso, influencia no aumento e na má distribuição da gordura corporal, reduz a energia, piora a fadiga, prejudica o sono e altera o humor.

Esse hormônio também mantém a saúde do tecido genital, por isso, no climatério e pós-menopausa, quando há deficiência ou interrupção na produção de estrogênio, é comum as mulheres apresentarem queixas como:

  • Atrofia vulvovaginal
  • Perda de elasticidade e tonicidade
  • Pouco ou nenhuma lubrificação
  • Aumento do pH vaginal – o que pode levar a infecções recorrentes
  • Dispareunia (dor durante o ato sexual).

Tudo isso causa danos significativos à autoestima da mulher e reduz sua confiança na hora do ato sexual. Mas calma: existem saídas. Além da reposição de estrogênio, o laser vaginal é um excelente aliado na recuperação da saúde íntima feminina.

A técnica não-invasiva e indolor é indicada em casos de ressecamento vaginal, infecção urinária ou vaginal de repetição, flacidez na vulva, perda de sensibilidade e até incontinência urinária em graus leves (que ocorrem, principalmente, durante atividades físicas de alto impacto, tosse ou espirro).

Se você não quer mais engravidar, cuidado!

Muita gente pensa que ao entrar no climatério acabam as chances de engravidar. Para quem não tem mais planos de aumentar a família, não é hora de descuidar. Muitas mulheres interrompem o método contraceptivo nesse período, mas acabam surpreendidas com a notícia de uma gravidez.

Lembre-se: ainda que irregular, a ovulação pode ocorrer durante o climatério. Se você tem dúvidas, converse com o seu ginecologista.

Poção do amor

A vida real não é um conto de fadas e tampouco existe mágica para manter acesos o desejo sexual e a paixão. É preciso nutrir o relacionamento.

O que você fazia durante o namoro e deixou de fazer depois do casamento? Quanto tempo vem dedicando à sua parceria?

O romantismo vai bem em qualquer circunstância e o relacionamento sexual não tem a ver apenas com atração física e prazer. O desejo é despertado por outros sentimentos, como respeito, admiração, carinho e cuidado. Um relacionamento a dois requer esforço e dedicação.

No início do relacionamento é comum sentirmos um “frio na barriga” ou as tais “borboletas no estômago”. Essa sensação ocorre porque nosso organismo libera oxitocina e dopamina. O problema é que essas substâncias não duram para sempre.

Pensando na fórmula ideal, a biomédica da Universidade de Oxford, Sophie Ward, acredita ter criado a poção do amor, que além de oxitocina, dopamina e serotonina precisa de beta endorfina.

  • Oxitocina – reduz as inibições e impulsiona novos relacionamentos. É conhecida como a “droga do amor”
  • Dopamina – é uma recompensa química do corpo e motiva a realização de um esforço, como se levantar e ir conversar com alguém
  • Serotonina – está associada aos aspectos obsessivos do amor, quando você só fala e pensa na pessoa amada
  • Beta endorfina – é o que torna o amor viciante, já que a oxitocina e a dopamina, por exemplo, trazem ótimas sensações, mas seus efeitos não duram muito tempo.

Como estimular a beta endorfina?

Essencial ao amor, à sensação de bem-estar e à libido, a beta endorfina deve ser estimulada. E não é difícil. Esse neurotransmissor é liberado após meia hora de atividade física, contato pele a pele e pelo próprio ato sexual.

Então, se você quer se viciar em amor, o melhor a fazer é cuidar bem da sua vida sexual e da sua saúde íntima. Quer saber mais? Conte comigo!

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Foreplay photo created by yanalya – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM