Estética vaginal: tratamentos para a região íntima

O autocuidado e a responsabilidade com o nosso corpo têm interferência direta na qualidade de vida. Manter hábitos saudáveis, alimentação equilibrada, atividades físicas e fazer consultas de rotina e exames preventivos são essenciais para “ir longe” com plenitude.

Evidentemente, a natureza se encarregou de dar uma mãozinha e criou alguns mecanismos de defesa para ajudar na tarefa de proteção. Na vulva, os lábios internos e externos, por exemplo, protegem a uretra e a vagina.

Você se lembra deles, não é mesmo? Já conversamos sobre a pelve e suas estruturas.

Hoje, vamos falar sobre como cuidar bem de cada detalhe.

Cuidados com a região íntima

1 – Água pura, sabão neutro e delicadeza

Você já deve ter visto uma série de ofertas e comerciais com opções de produtos para higiene íntima. Esqueça!

A vulva e a vagina devem ser higienizadas com água e sabão neutro. E apenas externamente. Sim, isso mesmo! Apesar da aparente simplicidade, esse método é suficiente – e o único recomendável – para fazer a limpeza eficaz na região.Já o canal vaginal veio para todas nós em sua versão mais moderna: autolimpante. Portanto, nunca use produtos ou duchas íntimas, tampouco o chuveirinho para a higiene interna. Nada disso é necessário, a menos que você queira comprometer a sua saúde.

2 – Vulva e virilha escureceram! E agora?

Os lábios internos e externos protegem a uretra e a vagina. Já os pelos não interferem na saúde genital. Nesse caso, depilar ou não é uma escolha meramente pessoal.

A questão é que o método depilatório, além de fatores como envelhecimento, obesidade e alterações hormonais da gravidez ou menopausa podem escurecer a região da virilha e dos lábios.

Se isso a incomoda, uma alternativa é mudar alguns hábitos. Reveja seu peso e reavalie o método de depilação. As lâminas são as principais vilãs. Para evitar o escurecimento, o melhor é fazer a depilação a laser.

Outra dica valiosa: evite calças muito justas. O atrito das roupas apertadas contribui para alterar a coloração da pele na região das virilhas.

3 – Estética vaginal e o clareamento íntimo

Eu não canso de dizer e vou repetir: não se acostume com aquilo que provoca incômodo, desconforto ou vergonha. Para tudo há uma solução. Não é normal sentir-se mal!

Para tratar ou atenuar o escurecimento da região íntima, as opções são cremes clareadores, peeling e laser.

Há algum tempo já tratamos deste assunto, você lembra? No verão, a queixa é mais comum, mas seja qual for a estação do ano, sempre é tempo para resolver aquilo que está incomodando.

E não se esqueça: a escolha do tratamento vai depender de cada caso e o resultado não é definitivo. Exige que você reveja os hábitos que estavam causando o problema.

4 – Tratando flacidez e desconfortos estéticos

A flacidez nos lábios internos e externos – ainda que na maioria das vezes represente uma questão estética ou aparente em algumas roupas – também pode causar dor na relação sexual e, portanto, é um problema a ser considerado.

Ainda que a queixa seja somente estética, sempre será importante para a mulher. Tudo aquilo que incomoda, inibe ou atrapalha a liberdade sexual é assunto sério.

Causada principalmente pela idade, peso, método depilatório (e aqui, a vilã é a depilação a cera) e por alterações hormonais, a flacidez pode ser tratada com aplicação de bioestimuladores capazes de recuperar o tônus, laser externo ou preenchedores para restituir o volume.

Se no seu caso a questão for o volume e assimetria dos lábios, saiba que isso também se resolve. A alternativa é a labioplastia, um procedimento cirúrgico semelhante a outras cirurgias plásticas convencionais.

5 – Libertando-se dos padrões estéticos

Seja qual for o assunto que abordamos hoje (escurecimento da região íntima, flacidez, volume, assimetria), a intenção é oferecer opções de tratamento para recuperar o bem-estar e a autoestima de mulheres que, nem sempre, falam a respeito. Ou pior, acham que, apesar de infelizes ou insatisfeitas, isso é coisa da idade.

O que eu quero reforçar aqui é que não existe um padrão de beleza a ser seguido. Cada mulher deve buscar o seu ideal.

Vamos deixar os padrões estéticos de lado – aqueles impostos pela sociedade, pelas amigas, pelo parceiro, parceira, pela vizinha ou por quem quer que seja. Aqui, só o que importa é você se sentir bem. Quem dita as regras é você! Estamos combinadas?

Se alguma coisa te incomoda, busque ajuda. Neste caso, para saber mais sobre os tratamentos, fale comigo, deixe a sua pergunta, agende a sua consulta.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

Leia também:

Métodos contraceptivos
Adolescência e climatério, duas fases de descobertas e novas possibilidades
Vida após os 50: é possível ser feliz na menopausa

 

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

People photo created by yanalya – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM