Falta de atenção e lapsos de memória na menopausa?

As mulheres costumam esperar pelos fogachos para acreditar que chegaram ao climatério. Para a maioria delas, esse é um sintoma importante, mas está longe de ser o único ou o primeiro a se manifestar.

O que muitas mulheres esquecem, literalmente, é que os lapsos de memória e a falta de atenção são sintomas clássicos dessa fase e se manifestam mais frequentemente do que se imagina – ou do que desejaríamos.

Se você tem mais de 40 anos, anda dispersa e sem foco, esquece as palavras no meio da frase, tem dificuldades para lembrar o que ia dizer ou para concluir o raciocínio, pergunta a mesma coisa mais de uma vez, não lembra o nome de alguém com quem sempre fala ou, no meio do trajeto, esquece para onde ia é bem provável que a “culpa” seja do estrogênio (ou da falta dele).

Isso mesmo! A queda nos níveis hormonais se manifesta por meio de dezenas de sintomas físicos e mentais. E os transtornos cognitivos estão entre os mais comuns. Quando o estrogênio começa a faltar no organismo, as mulheres percebem o declínio nas funções cerebrais, com interferências na memória, linguagem ou orientação de tempo e espaço, por exemplo.

Chamado de névoa mental, esse sintoma pode se manifestar logo no início do climatério e persistir após a menopausa. Em geral, se prolonga por até quatro anos após a última menstruação.

Então, fica a dica: quanto antes a mulher iniciar a reposição hormonal, menores serão os transtornos no dia a dia.

Por que acontecem os lapsos de memória na menopausa?

O estrogênio é um hormônio produzido no ovário e tem múltiplas funções no organismo feminino. Atua, entre outras áreas, nos sistemas neurotransmissores. Ou seja, sua ação ocorre por meio de receptores presentes nos neurônios.

Quando ativados, esses receptores modulam o funcionamento cognitivo. Então, não é difícil imaginar que, no climatério, quando a produção do estrogênio cai, as funções cerebrais também são afetadas.

O resultado dessa falha impacta na rotina das mulheres e pode atrapalhar no desempenho profissional e no dia a dia em família. O caos é ainda maior se você sempre deu conta de várias tarefas ao mesmo tempo e, agora, precisa lidar com esquecimentos e atividades deixadas pela metade.

A boa notícia é que, embora seja incômoda, a névoa mental – essa confusão mental, dificuldade de concentração e falta de memória – é uma condição temporária. As queixas melhoram com os tratamentos para o climatério – em especial a reposição hormonal. Além disso, o cérebro se adapta e passa a funcionar com menos estrogênio, dissipando parte dos sintomas.

Saúde mental e qualidade de vida na menopausa

Não existem sintomas menos ou mais incômodos para quem está no climatério. Cada mulher lida com eles de um jeito diferente. A intensidade também é variável. O fato é que as falhas de memória e a dificuldade para manter a concentração atrapalham a rotina, a produtividade e a qualidade de vida.

Muitas mulheres se assustam, pensando que desenvolveram, precocemente, algum tipo de demência. Mas, para reduzir os sintomas cognitivos, além da reposição hormonal ou da modulação hormonal natural (com uso de fitoterápicos), a dica é manter um estilo de vida saudável.

O estresse e a insônia podem agravar o problema. Por isso, para driblar a névoa mental, estimule a sua capacidade cognitiva e faça atividades que desenvolvam o pensamento e o raciocínio lógico. Isso mesmo: faça o cérebro funcionar ativamente.

Exercício e alimentação saudável: aliados na saúde mental

Os exercícios físicos são aliados da saúde mental, pois aliviam o estresse e estimulam a produção de serotonina, uma substância responsável pela troca de mensagens entre as células do cérebro.

Esse neurotransmissor estimula o chamado sistema serotoninérgico, regulando o humor, a ansiedade e as funções cognitivas. A cereja do bolo fica por conta da alimentação. Manter uma dieta saudável não controla apenas o peso, mas é fundamental para a saúde mental.

Aposte em alimentos como linhaça, peixes (ricos em ômega 3), frutas e verduras, alimentos integrais, iogurte natural, ovos e nozes. Evite, ao máximo, alimentos ultraprocessados, frituras, açúcar e álcool.

Se você percebeu que alguma coisa mudou na sua capacidade cognitiva, lembre-se de que eu estou aqui para te acompanhar nessa jornada chamada climatério.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Image by Freepik

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM