Menopausa não é doença, mas negligenciar os sintomas é um risco

A menopausa tem sintomas diferentes, com intensidades variadas. Por isso, para algumas mulheres, é até possível conviver esses incômodos.

Como o nível de tolerância muda de pessoa para pessoa, as queixas sobre o quanto o climatério atrapalha a rotina são variáveis. Os calorões, a baixa libido, o ressecamento vaginal, a insônia, a ansiedade, a irritação, a falta de memória, o ganho de peso – ou seja lá o que você estiver sentindo – são insuportáveis para algumas mulheres e aceitáveis para outras.

Ainda que ninguém mereça ter seu bem-estar afetado por uma circunstância totalmente tratável, há quem insista em dizer que a menopausa não é doença.

E não é mesmo! Mas eu vou te dar bons motivos para pensar a respeito, caso você queira garantir um futuro com mais saúde e qualidade de vida.

Menopausa é doença ou frescura?

Nenhum dos sintomas do climatério é, de fato, uma doença, mas não tratar os efeitos da oscilação hormonal é um risco para a saúde.
Primeiro, porque lidar com tanta indisposição e mal-estar é desgastante.

A fadiga, por exemplo, pode virar exaustão em um pulo. Segundo, porque se a disposição vai embora, o bom humor também vai. E é possível que muitas mulheres desenvolvam quadros depressivos, comprometendo a saúde mental.

Vamos supor que você seja do tipo que considera esse assunto de saúde mental uma bobagem. Que, Deus nos livre, ainda acredite na ideia de que ansiedade, síndrome do pânico e depressão são frescuras. Nesse caso, realmente, nós precisamos conversar!

Menopausa: Montanha russa de emoções

Já falamos sobre a importância de estar bem para cuidar bem dos outros. Muitas vezes, a menopausa chega acompanhada de questões familiares e profissionais.

Há quem esteja no auge da carreira, há quem esteja lidando com filhos adolescentes, ou um divórcio, ou a tentativa de se recolocar no mercado de trabalho, ou um novo amor, ou a responsabilidade de cuidar dos próprios pais.

Temos coisas demais para lidar por volta dos 50 anos. E se você não está bem, como vai cuidar dos outros?

Acredite: a menopausa pode atrapalhar – e muito – a qualidade de vida e o bem-estar. E, pior, pode levar a doenças graves no futuro se você não der atenção a ela.

Riscos associados à menopausa sem tratamento

A queda nos níveis hormonais pode colocar a saúde em risco. Quem não trata os sintomas do climatério logo que os primeiros sinais surgem pode desenvolver outros problemas de saúde. Isso ocorre porque o estrogênio não é responsável apenas pelas funções reprodutivas da mulher.

Esse hormônio tem funções importantes no sistema cardiovascular, ossos e cérebro. Por isso, quando a produção cessa – e a mulher não faz a reposição – há chances aumentadas de desenvolver síndrome metabólica, infecções geniturinárias, osteoporose, infarto, hipertensão, AVC, depressão e até Alzheimer.

Além de prevenir essas doenças, o acompanhamento médico durante o climatério serve como prevenção para o câncer. Ao fazer exames de rotina, a mulher identifica mais precocemente o surgimento de câncer de mama, de endométrio ou de intestino, por exemplo.

Se você ainda acredita que o climatério pode ser ignorado, é melhor rever os seus conceitos. Quer ajuda para entender essa fase e viver melhor? Conte comigo!

Por: Dra Natacha Machado

Image by stockking on Freepik