Mulheres que inspiram: você tem em quem se espelhar?

Maturidade e seus exemplos inspiradores: você tem em quem se espelhar?

Para muitas mulheres, chegar aos 50 anos é emblemático. A fase que coincide com a menopausa é marcada por receios e inseguranças. A ideia de que estamos velhas demais para realizar nossos sonhos é amarga e, mesmo assim, muitas engolem em seco. Por quê?

Para quem cuida bem da saúde física e mental, a pós-menopausa pode ser libertadora e cheia de novas oportunidades. A vida segue… Entre o nascer e o morrer, é você quem preenche os dias com a sua melhor versão.

Mas, afinal:

  • Você está em paz com a maturidade?
  • Como vem encarando o passar dos anos?
  • Envelhecer é um dos seus temores?
  • Em quem você se inspira para ser melhor a cada dia?

Minha dica é buscar inspiração em mulheres que encaram a idade com naturalidade, disposição, liberdade e muita energia. Exemplos não faltam!

Quer a prova de que é possível ser feliz, realizada, linda, inspiradora, saudável e produtiva em qualquer fase da vida? Espie só!

O que essas mulheres reais têm a nos ensinar

Nem todas as mulheres encaram a idade como um fardo. Confira o que algumas delas falam sobre a maturidade:

• Guta Stresser, 49 anos: “É sobre envelhecer e amar suas mechas grisalhas. Sobre luz e sombra e texturas e cores. É sobre gostar da vida, mesmo quando doem as perdas e os ossos”.

• Sandra Annenberg, 53 anos: “Não sou refém da juventude. Tenho curtido cada momento, acompanhando o surgimento dos fios brancos. Estou gostando do grisalho, nunca pintei os cabelos e pretendo deixá-los brancos. Acho que vai ficar um charme. Enfim, são os sinais do tempo e o resultado de uma vida bem vivida.”

• Mônica Martelli, 54 anos: “Eu sou uma mulher com qualidades e defeitos, enfrentando todas as coisas boas e ruins que o passar dos anos traz. É assim a vida. Eu busco estar melhor a cada dia comigo mesma, com a pessoa que existe em mim. Busco me ressignificar sempre: fisicamente, emocionalmente, profissionalmente e mentalmente.”

• Claudia Raia, 55 anos: “Que coisa boa ver finalmente esse diálogo aberto em uma novela (em referência à “Um Lugar ao Sol”), um avanço tão importante na dramaturgia brasileira falar desse lugar invisível que o mundo nos coloca quando chegamos nos 50+. Conversar sobre pressão estética na maturidade, mercado de trabalho e sexualidade é importante para a sociedade, afinal todas as meninas e mulheres chegarão lá, esse assunto é muito mais que necessário!”.

• Sophia Loren, 87 anos: “Existe uma fonte da juventude: é a nossa mente, os nossos talentos, a criatividade que trazemos à nossa vida, à vida daqueles que amamos. Quando aprendemos a usar esse truque, então teremos ultrapassado a questão da idade.”

• Fernanda Montenegro, 92 anos (citando um trecho do monólogo “Viver sem tempos mortos”, de Simone de Beauvoir): “A impressão que eu tenho é de não ter envelhecido, embora eu esteja instalada na velhice. O meu passado é a referência que me projeta e que eu devo ultrapassar. Portanto, ao meu passado eu devo o meu saber e a minha ignorância, as minhas necessidades, as minhas relações, a minha cultura e o meu corpo”.

E você, o que tem feito para envelhecer bem e inspirar outras mulheres?

O que dita o tipo de “senhora” que seremos é exatamente aquilo estamos fazendo hoje em benefício – ou não – do nosso corpo e mente no futuro. Ressignifique a maturidade, livre-se das crenças limitantes, liberte-se!!

Não tem nada de errado em envelhecer. Desapegue do fio branco de cabelo, das linhas de expressão do rosto, do julgamento alheio. Cuide de você, da sua saúde e viva!!

Se você não sabe por onde começar, eu terei o maior prazer em te auxiliar.

Aproveite e leia também:

O que podemos aprender com a menopausa?
Mercado de trabalho e mulheres na menopausa.

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM