O que podemos aprender com a menopausa?

Quem já chegou no climatério vai me entender. Quem não chegou, vai descobrir isso um dia: se tem uma coisa que a menopausa faz é nos ensinar lições valiosas.

A questão é: fomos preparadas para aprender? Estamos prontas para a redescoberta? Queremos sair da zona de conforto?

Com frequência eu ouço essas queixas no consultório:

  • “Não mudei nada na dieta, mas ainda assim engordei.”
  • “Continuo fazendo atividade física diariamente, mas os resultados na academia não são mais os mesmos.”
  • “Sempre dormi maravilhosamente bem e agora sofro com insônia.”
  • “Minha vida é perfeita, do jeito que eu sempre sonhei, mas tenho me irritado com frequência. O humor muda de uma hora para a outra.”
  • “Não tenho mais desejo sexual, mas minha libido era ótima. Amo a minha parceria.”
  • “Tinha uma memória privilegiada e, hoje, esqueço informações básicas do dia a dia.”
  • “Meu lema sempre foi a positividade, mas minha alegria e disposição mudaram. Nunca estive tão deprimida.”
  • “Sou uma ótima profissional, mas minha produtividade e concentração no trabalho reduziram.”

E você, se reconhece em alguma dessas frases? Se sim, é bem provável que sejam os sintomas do climatério interferindo na sua qualidade de vida.

A cada desafio, um aprendizado

A primeira coisa que eu tenho a dizer é: no climatério e na menopausa, as regras mudam. Nada mais será como antes. Fazer tudo igual não serve mais para manter os padrões conhecidos até aqui. Essa fase nos transforma!

Passado o susto, a boa notícia: a gente pode recuperar a qualidade de vida se souber se reinventar, buscar ajuda, tratar os sintomas e, é claro, se estiver disposta a fazer tudo de um jeito novo. A jornada é desafiadora, mas também surpreendente.

As mudanças provocadas pela queda nos níveis hormonais com a chegada do climatério obrigam as mulheres a um novo encontro pessoal. Não se reconhecer é normal no começo, desde que você não se acostume.

Assuma o controle da sua vida

Para todas as queixas que surgem nesta fase existe tratamento. A primeira linha é a terapia de reposição hormonal (que deve ser feita com acompanhamento médico).

Leia também: Terapia de reposição hormonal: para que serve cada hormônio.

Depois, é com você: melhorar a alimentação, incluir exercícios de força e musculação às práticas diárias, controlar o estresse e a ansiedade, reduzir consideravelmente a ingestão de bebidas alcoólicas, parar de fumar, eliminar refrigerantes, açúcares e alimentos inflamatórios são algumas medidas que vão garantir um futuro mais saudável.

Se você já se cuidava, parabéns. Se ainda não, aproveite a oportunidade e os ensinamentos que a menopausa traz para mudar hábitos de vida. Se quiser ajuda, eu estou aqui. Conte comigo

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM