Terapia de reposição hormonal: para que serve cada hormônio

Não é raro receber no consultório pacientes que fazem a terapia de reposição hormonal (TRH) com estrogênio e testosterona (o que didaticamente está correto), mas ainda apresentam queixas relacionadas ao climatério ou à menopausa.

Como em tudo na vida, a TRH requer equilíbrio. Sem a associação correta dos hormônios a serem repostos fica mais difícil manejar os sintomas. As terapias de reposição hormonal básicas devem prever o uso de estrogênio e progesterona. A testosterona entra como a cereja do bolo, o tempero, o toque final.

Tudo, é claro, com acompanhamento médico e em doses individualizadas, de acordo com o histórico clínico e as necessidades de cada mulher.

Já falamos disso outras vezes, mas gosto de reforçar: o tratamento da amiga, da vizinha ou da prima não serve para você. A TRH deve ser exclusiva, com reavaliações periódicas. Você é única e merece um olhar diferenciado sobre a sua saúde.

Para que serve cada hormônio?

Estrogênio

O estrogênio ajuda a prevenir a osteoporose e facilita as funções cognitivas, com efeitos em regiões do cérebro como o hipocampo – parte que atua na motivação e na memória.

Também é responsável pela lubrificação da vagina, hidratação da pele, produção de colágeno, proteção dos vasos sanguíneos, saúde do sistema cardiovascular, distribuição de gordura corporal e melhoria do estado de humor.

Sem a reposição de estrogênio, você vai perceber sintomas como fadiga, insônia, ansiedade, dores de cabeça, fogacho e suor noturno, ressecamento vaginal, dificuldades de atenção, problemas de memória, irritabilidade e redução da libido.

Progesterona

A progesterona baixa pode causar alterações de humor, ondas de calor, baixa libido, dores de cabeça, cólica e favorecer doenças como adenomiose, endometriose, cisto ovariano, ansiedade e depressão.

Como a falta de progesterona causa a dominância do hormônio estrogênio, esse desequilíbrio é responsável também pelo ganho de peso, mastalgia (sensibilidade nos seios) e sintomas de TPM.

É por isso que associar estrogênio + progesterona em doses ajustadas às necessidades de cada mulher se torna o ponto de partida para o tratamento do climatério e da menopausa.

Além disso, a progesterona é responsável pela proteção do endométrio, qualidade do sono (já que atua em sinergia com a melatonina), estabilidade do humor e capacidade de reagir positivamente a diversas situações.

Bons motivos para ser considerada na TRH, junto com o estrogênio.

Testosterona

No climatério e na menopausa, as queixas sobre a diminuição na libido são comuns. É claro que a culpa nem sempre é apenas dos hormônios, já que a sexualidade envolve outros fatores, como educação sexual, relacionamento, uso de medicamentos, estresse, ansiedade e doenças como depressão etc.

Ainda assim, a reposição de testosterona em doses fisiológicas tem indicações no climatério e na menopausa. Além de restabelecer o desejo sexual, ela melhora a disposição e o bem-estar.

Mais tempo de qualidade

Com a expectativa de vida em alta, vivemos muito tempo na menopausa. E não há motivos para sofrer com os sintomas dessa fase se existe tratamento eficaz e seguro.

Cerca de 80% das mulheres terão reflexos severos na qualidade de vida, no bem-estar e na rotina se não buscarem ajuda para lidar com os efeitos que o declínio hormonal é capaz de causar na saúde física e emocional.

Um futuro de qualidade é possível. A menopausa – que ocorre em média entre os 45 e 55 anos – é só mais uma etapa. Há muito chão pela frente, muitos sonhos a realizar, muito por se fazer. Depende da decisão que você vai tomar em prol dos anos que ainda tem para viver.

Agora que você entendeu a função do estrogênio, da progesterona e da testosterona na terapia de reposição hormonal, marque uma consulta. Vamos avaliar o seu caso individualmente. Traga suas queixas e dúvidas. Estou à disposição para que os próximos anos da sua vida sejam muito melhores.

Travel photo created by freepik – www.freepik.com