Como curar a candidíase de repetição?

A candidíase é um dos problemas vulvovaginais mais comuns – cerca de 75% das mulheres terão um episódio pelo menos uma vez na vida. Já falamos anteriormente sobre as causas e os sintomas. Em princípio, é um desconforto, que inclui corrimento, coceira incômoda e persistente, fissuras e ardência ao urinar.

Com diagnóstico correto e tratamento prescrito por um ginecologista, é simples resolver o problema. A questão é quando a candidíase se torna recorrente, com eventos de repetição. Nestes casos, cerca de 5% a 10% das mulheres têm episódios em números superiores a quatro vezes por ano.

Se você faz parte deste grupo, atenção: nem o corrimento nem a coceira podem ser considerados algo “inocente”. Isso porque a situação requer um olhar mais atento: você pode estar fazendo o tratamento errado, pode não ter identificado a causa corretamente, o fungo causador da candidíase pode estar associado a outras bactérias ou … pode nem ser candidíase.

A influência dos hábitos de vida no candidíase de repetição

Se você tem quadros de candidíase de repetição, procure orientação profissional. Se for preciso, busque mais de uma opinião médica. As causas da infecção por cândida podem variar e, portanto, o tratamento também.

Muitos fatores estão associados à candidíase de repetição. É comum que a infecção se some a outros problemas de saúde e ao próprio estilo de vida da paciente e, por isso, se repita em ciclos sem fim.

Tratar corretamente as infecções por cândida inclui uma mudança nos hábitos alimentares, qualidade do sono, atividade física, níveis de estresse, uso indiscriminado de medicamentos como antibióticos e até no tipo de roupas que você usa.

Além disso, nos casos de infecção por repetição, o tratamento costuma ser mais agressivo e será importante ter paciência, persistência e constância. Só assim os resultados serão satisfatórios.

Como curar a candidíase de repetição

Os fungos que causam a candidíase estão presentes naturalmente em nosso organismo. Para evitar que se proliferem desordenadamente e causem a infecção, é necessário manter a imunidade em equilíbrio, a flora vaginal saudável e prestar atenção aos hábitos de vida.

Por isso, não se surpreenda se o seu ginecologista indicar, além de antifúngicos, mudanças na alimentação e a associação de outros procedimentos e medicações, inclusive fitoterápicos, para reequilibrar a flora vaginal.

Causas da candidíase de repetição:

• Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida.

Produtos industrializados e ultraprocessados também são vilões para quem busca saúde e qualidade de vida. Se o seu prato for cheio desses alimentos, será necessário fazer alterações na sua alimentação.

• Disbiose – Embora seja um desequilíbrio na flora intestinal, a disbiose afeta o sistema imunológico e também o trato urogenital das mulheres, mantendo uma relação direta com os quadros de candidíase de repetição.

Nestes casos, o consumo de probióticos – alimentos funcionais compostos por microrganismos vivos – ajuda a melhorar o quadro.

• Pós-parto, climatério e menopausa – Nessas fases há uma redução do estrogênio e é comum que ocorra a vaginite atrófica, quando os tecidos vaginais ficam mais finos, ressecados, menos elásticos e mais frágeis.

A mucosa menos saudável é ambiente propício para os fungos oportunistas. Seu ginecologista pode indicar as alternativas para solucionar o problema.

• Antibióticos – O uso excessivo de antibióticos pode desequilibrar a flora vaginal e eliminar colônias de bactérias “do bem” que vivem no local.

Sem elas, os fungos da cândida e outros tipos de bactérias ficam à vontade para “dominar o território”. Jamais use medicamentos sem prescrição médica.

• Baixa imunidade – Pessoas com a imunidade comprometida estão sujeitas à candidíase de repetição. Além de manter sob controle doenças crônicas como o diabetes, é importante manter a saúde emocional em dia.

Fatores como estresse desregulam o sistema imunológico. Faça atividade física regularmente, escolha opções saudáveis na hora de se alimentar, zele pela qualidade do seu sono e pratique ioga ou meditação para buscar o equilíbrio necessário.

É candidíase ou não?

Nem todo corrimento esbranquiçado é provocado por cândida. Outras infecções e dermatoses vulvares têm sintomas semelhantes: coceira, irritação, ardência, secreção aumentada e fissuras.

Casos de psoríase vulvar ou líquen vulvar podem ser facilmente confundidos. Por isso, sempre que você suspeitar de candidíase de repetição, busque um diagnóstico mais preciso. Não é normal que a situação se repita de forma crônica.

Procure um ginecologista, relate todos os sintomas, fale sobre seus hábitos de vida e a frequência com que a “candidíase” teima em aparecer. Todos os detalhes são importantes para o diagnóstico correto, além dos exames que o médico fará. Se precisar, estou aqui para ajudá-la.