Mulher com câncer poder fazer reposição hormonal?

Com muita frequência recebo no consultório pacientes com o diagnóstico de câncer. A maioria em tratamento quimioterápico, radioterápico ou pós-cirúrgico e outras em acompanhamento.

No Brasil e no mundo, a incidência de câncer vem aumentando nos últimos anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 66 mil brasileiras são diagnosticadas com câncer de mama a cada ano, sem falar em outros tipos de tumores.

Os casos entre mulheres com menos de 35 anos também tiveram sua proporção ampliada: a incidência, que historicamente era de 2%, gira agora entre 4% e 5%.

Bloqueio hormonal

Não bastasse ter que lidar com o diagnóstico, os temores, o impacto da notícia e o tratamento, muitas mulheres enfrentam paralelamente os sintomas típicos da menopausa. Isso porque alguns medicamentos oncológicos bloqueiam a ação hormonal e levam à chamada menopausa precoce ou menopausa química.

Seja transitório ou permanente, esse efeito piora a qualidade de vida de quem já luta contra o câncer e as reações adversas do tratamento.
Se há uma boa notícia que eu tenho a dar para essas pacientes é que elas não precisam e não devem sofrer sozinhas.

Existem opções para controlar os sintomas da menopausa nestes casos:

• Medicamentos não hormonais
  • Aromaterapia
  • Acupuntura
  • Laser vaginal

TRH não causa câncer

Já que estamos falando sobre menopausa e câncer, não dá para esquecer o quanto os tabus e preconceitos são prejudiciais à saúde. Muitas mulheres saudáveis têm medo de aderir à terapia de reposição hormonal durante a menopausa por achar que o tratamento levará a um câncer.

A verdade é que a TRH não causa câncer e, hoje, é considerada a alternativa mais eficaz para amenizar os sintomas da menopausa, principalmente se feita com hormônios bioidênticos, manipulada em doses fisiológicas e individualizada para cada paciente.

Até mesmo as mulheres que tiveram câncer e que estão com a doença sob controle há mais de cinco anos podem fazer a terapia de reposição hormonal, sempre sob rígido acompanhamento médico e com reavaliações periódicas.

Não sofra sozinha

A confiança é um ponto alto na relação médico-paciente, assim como ter a possibilidade de esclarecer todas as dúvidas e de resolver os problemas que afetam o seu bem-estar.

Se você está em tratamento contra o câncer e percebeu sintomas de menopausa, procure ajude. Não lide sozinha com tudo isso! Conte comigo e vamos encontrar as melhores alternativas e soluções para o seu caso.

People photo created by shurkin_son – www.freepik.com