Qual a receita contra fadiga e o cansaço da menopausa?

A vida corrida nos leva, muitas vezes, à exaustão. Quando o cansaço bate, uma noite de sono reparador é a solução. Mas quando a fadiga e a falta de ânimo são efeitos do climatério?

Nesse caso, o problema continua mesmo após o descanso e o “remédio” é outro: ajustes hormonais, muita água e atividade física diária. Isso mesmo! O cansaço da menopausa se combate com exercício.

No meu consultório, a fadiga é a queixa mais comum das mulheres no climatério. A falta de libido vem em segundo lugar. Além de avaliar os índices hormonais e fazer a reposição necessária, a prática de atividades físicas é um poderoso aliado. Os exercícios aumentam a produção de serotonina, endorfina e testosterona.

Por isso, tome atitude! Quanto mais você se movimenta, mais energia tem e melhor será a sua disposição. Se você deseja uma longevidade saudável, com bem-estar e qualidade de vida, saia do sofá e comece logo a mudança de hábitos.

Fadiga e cansaço da menopausa

No climatério, as mulheres se queixam de cansaço extremo, falta de energia, pouca motivação e dificuldades de concentração. Algumas não têm forças nem para as atividades do dia a dia. Trabalho, filhos, casa, autocuidado… Tudo parece um fardo.

E não, não é preguiça! Com a queda nos níveis hormonais, há uma explicação real para essa exaustão. Estrogênio e progesterona em falta desregulam a energia. Nos casos em que a mulher apresenta insônia e suores noturnos, a situação piora.

Noites caóticas também levam ao cansaço crônico.

Some-se a isso o estresse, a ansiedade, a cobrança excessiva, a rotina agitada e pronto, a vontade de ir para a academia some. A questão é: você quer envelhecer com autonomia, mobilidade, sem dores e com disposição para curtir todos os anos que o futuro ainda reserva?

Se a resposta for sim, busque a energia que resta e encare os exercícios físicos. Logo, logo você entrará no ritmo e será outra mulher.

Exercício na veia

Por mais exausta que você esteja, tome uma atitude. Além de passar por uma avaliação médica – e se necessário, psicológica – assuma a sua responsabilidade no tratamento dos sintomas da menopausa. Mantenha uma alimentação saudável, não fume, beba eventualmente, hidrate-se e faça exercícios diariamente.

Comece por uma atividade que você goste e que seja prazerosa. Depois, vá ampliando o tempo e a intensidade.

Caminhada, natação, corrida, dança, pedalada, artes marciais, um esporte individual ou em equipe… Seja como for, movimente-se. É fundamental também incluir exercícios de força na rotina, como a musculação.

Em pouco tempo, você se sentirá mais disposta e menos cansada, eu garanto.

Benefícios da atividade física na menopausa

  1. Melhora o bem-estar e recupera o bom humor porque estimula a produção de endorfina e reduz o cortisol (hormônio do estresse).
  2. Ajuda no controle de peso e previne doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares.
  3. Retarda a perda óssea e fortalece os ossos, reduzindo o risco de fraturas.
  4. Mantém a saúde mental e evita o declínio cognitivo.
  5. Reduz o incômodo causado pelos fogachos porque ajuda a regular a temperatura corporal.
  6. Aumenta a massa muscular e mantém a função musculoesquelética.
  7. Melhora a flexibilidade e a mobilidade.
  8. Reduz as dores articulares.
  9. Combate a insônia, regula o sono e o apetite.

E você? Está esperando o que para começar? Precisa de um “empurrãozinho” e de outras orientações para tratar os sintomas do climatério? Conte comigo!

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Overtime photo created by freepik – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM