Menopausa e o risco de doenças cardíacas

As doenças cardiovasculares são as que mais matam as mulheres e, no Brasil, chegam a representar até 30% das causas de óbito depois dos 40 anos, superando os casos de câncer de mama. Ainda que o câncer seja o que mais assusta as mulheres, é o infarto do miocárdio que mata três vezes mais no país.

Ser o recordista do ranking na América Latina não é motivo de orgulho, mas representa uma excelente oportunidade para falar no assunto. Uma ótima chance para discutir o tema e falar sobre prevenção, não é mesmo?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de infarto é 50% maior entre as mulheres em comparação aos homens, principalmente na menopausa. Isso acontece por uma série de fatores, mas um deles é o declínio nos níveis de estrogênio.

O estrogênio tem um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. Esse “aliado” do coração estimula a dilatação dos vasos e facilita o fluxo sanguíneo. A questão é que, na menopausa, esse hormônio deixa de ser produzido naturalmente, aumentando de três a sete vezes os riscos de infarto.

Evidentemente, esse não é o único problema. A saúde cardíaca requer outros cuidados que devem ser adotados ao longo de toda a vida.

Fatores de risco para doenças cardíacas

De nada adianta contar com a ajuda do estrogênio se as mulheres não tiverem cuidados com a saúde e a qualidade de vida. Confira outros fatores de risco para doenças cardíacas:

• Aumento da circunferência abdominal;
  • Tabagismo;
  • Hipertensão;
  • Alteração nos níveis de colesterol;
  • Sedentarismo;
  • Histórico familiar;
  • Estresse;
  • Dieta rica em gordura e carboidratos.

Fogachos e infarto

Pesquisadores indicam uma relação entre os fogachos e a incidência de infartos. A intensidade dos calorões – e não a frequência – pode aumentar a chance de incidentes cardiovasculares, segundo um estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology.

Por isso, é importante incluir na rotina o checkup cardiológico após os 40 anos. Quanto mais saudável a mulher estiver quando chegar na menopausa, melhor.

Quer saber mais sofre os fogachos, leia aqui 40 anos de calorão… ninguém merece!

Reposição hormonal para proteger o coração

A reposição de estrogênio ajuda a proteger o coração e é importante que as mulheres comecem o tratamento logo que surgirem os primeiros sinais do climatério. A chamada “janela de oportunidade” vai somente até os primeiros anos pós-menopausa.

Ao começar a terapia de reposição hormonal no prazo certo, o risco cardíaco é reduzido e os efeitos negativos da menopausa no bem-estar das mulheres podem ser controlados.

Além disso, não custa lembrar: controle do estresse e da ansiedade, sono de qualidade, atividade física diária e alimentação saudável fazem parte do seu pacote de saúde.

Se você já chegou no climatério, dê mais atenção ao seu coração e conte comigo para orientar sobre a terapia de reposição hormonal ou outras formas de passar por essa fase sem sustos.

Heart photo created by jcomp – www.freepik.com