Cuidados com a pele durante o climatério

Não é necessária a interrupção completa na produção de estrogênio para o organismo feminino demonstrar que algo não vai bem. Alguns anos antes da menopausa as mulheres já percebem os reflexos da oscilação hormonal, entre eles as mudanças na pele.

A queda nos níveis de estrogênio leva à diminuição do colágeno – responsável pelo tônus e elasticidade – o que deixa a pele mais flácida, fina, sensível e ressecada.

Nos primeiros cinco anos da pós-menopausa, há uma perda de aproximadamente 30% de colágeno, com maior impacto no rosto. Naturalmente, a pele das mulheres é mais fina do que a dos homens, mas na menopausa ela fica ainda mais frágil.

Outros sinais dos efeitosdo hipoestrogenismo na pele são a aspereza e a descamação. A falta de hormônios deixa a pele mais esbranquiçada e sujeita a coceiras, manchas roxas e manchas senis, mais comuns nas mãos e no antebraço.

Além disso, a falta de cuidados ao longo da vida pode agravar a situação. A exposição excessiva ao sol, a falta de hidratação e o tabagismo, por exemplo, também são inimigos da pele.

Pele saudável no climatério

Para manter a pele saudável, anote algumas dicas:

  • Fazer a reposição de estrogênio conforme indicação médica.
  • Não fumar, evitar bebidas alcóolicas e cuidar da qualidade do sono.
  • Repor vitaminas e manter uma dieta balanceada e rica em proteínas, fibras e com baixo teor de açúcar e alimentos ultraprocessado
  • Usar protetor solar, óculos de sol e chapéu. Os raios ultravioletas prejudicam a pele em qualquer idade e se tornam ainda mais nocivos na menopausa.
  • Redobrar os cuidados com a hidratação, bebendo bastante líquido e usando cremes hidratantes apropriados para o rosto, o corpo e a idade.
  • Remover a maquiagem e fazer a limpeza adequada da pele com produtos de qualidade.
  • Fazer esfoliação da pele para eliminar impurezas e estimular a renovação celular.
  • Praticar atividade física para eliminar as toxinas.

Em cada fase, um tipo de pele

A pele oleosa e cheia de acnes, tão característica na adolescência, muda totalmente na fase adulta, dando lugar ao ressecamento, manchas, flacidez e perda de elasticidade na menopausa.

A boa notícia é que, seja qual for a idade, é possível tratar e cuidar da pele. Existe uma série de técnicas para a remoção das manchas, recuperação do tônus e hidratação.

Saúde íntima

Os tratamentos para a pele não servem apenas para o rosto. No climatério, a região íntima também sofre com a perda de estrogênio. É comum as mulheres se queixarem de ressecamento, perda de elasticidade e alterações na mucosa vaginal. Problemas que interferem, inclusive, na relação sexual.

Além da reposição hormonal, o laser vaginal é um aliado para recuperar a lubrificação e a elasticidade da região íntima. A técnica estimula a produção de colágeno, aumenta a vascularização e melhora o tônus, diminuindo o desconforto na hora do sexo.

Se você quer saber mais sobre as vantagens da reposição hormonal e do laser vaginal, venha conversar comigo. Sua saúde, bem-estar e qualidade de vida estão em primeiro lugar.

Leia também: Estética vaginal e tratamentos para a região íntima.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado
Banner photo created by freepik – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM