A menopausa é sua: tome as rédeas e não se deixe influenciar pelo senso comum

Toda mulher já ouviu, pelo menos uma vez, que a menopausa faz parte da vida, é natural, tem a ver com o envelhecimento, não há como fugir dela e o único jeito é se acostumar com os sintomas.

O que não costumamos ouvir é que o climatério não é igual para todas, os sintomas variam de mulher para mulher – assim como a intensidade – e, sim, há tratamento.

A menopausa é um processo inevitável, não há dúvidas. Por volta dos 50 anos, em média, nosso organismo deixa de produzir hormônios como estrogênio e progesterona e os ovários “param de trabalhar”. Os sinais desse processo começam anos antes e prolongam o sofrimento para quem não busca ajuda.

Chega o dia que a nossa capacidade reprodutiva colapsa. Mas é só isso! Para todo o resto, a vida segue. E se você – como eu – pretende viver muito, imagine como seria encarar as próximas décadas com tantos sintomas, aceitando que a qualidade de vida escoe pelo ralo. Para mim, é impensável!

Se nossas avós, mães ou tias passaram por isso sem os recursos e as informações que temos hoje, acreditando que sofrer por causa da menopausa era algo irreparável, hoje temos todas as condições de reverter o jogo.

Para a nossa geração não há mais desculpa: sofrer não é normal, não é necessário e você merece um futuro em paz com seu organismo.

Não deixe que os outros definam a SUA menopausa

Quanto mais você se lamenta, mais mantém o foco no aspecto negativo da menopausa. E ainda que muitas mulheres se limitem a reclamar, você não precisa ser uma delas. Ser uma “vítima” ou tomar as rédeas da situação só depende de você. Não se acostume a sofrer porque os outros dizem que isso é normal.

Mesmo que você seja assistida por bons especialistas, o tratamento está em suas mãos. A menopausa é sua e cabe a você tornar esse período menos tenso. Além de aderir ao tratamento indicado pelo médico, é fundamental mudar hábitos, praticar atividade física, se alimentar corretamente, prezar pela qualidade do sono e fazer o manejo do estresse.

Leia mais em Mulheres que inspiram: você tem em quem se espelhar?

Não há mágica, há providência!

Que tal encarar o climatério como uma benção, um agradecimento pela vida – sim, muitas mulheres nem chegam nessa fase – e aproveitar a oportunidade para mudar de vida? Se você fizer da menopausa um recomeço, eu tenho certeza de que verá seu futuro com novos olhos.

Eu posso ajudar nessa jornada de autocuidado, amor-próprio e redescobertas. Venha me fazer uma visita e vamos conversar mais a respeito.

Leia também: O que podemos aprender com a menopausa.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Photo by Andre Furtado: https://www.pexels.com/photo/woman-canada-beautiful-woman-coffee-mug-3572774/

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM