Reposição hormonal e os fatores de risco para o câncer

O medo do câncer é real. Toda semana recebo no consultório pacientes com receio de fazer a reposição hormonal porque associam o uso de hormônios ao desenvolvimento do câncer.

É claro que a indicação precisa ser uma decisão conjunta entre médico e paciente, baseada em exames e históricos de saúde, mas uma coisa é certa: as terapias hormonais não são vilãs.

E não sou eu quem está dizendo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas e aos hábitos de vida. E ainda que o fator genético tenha um papel importante na formação de tumores, são raros os casos em que o câncer é causado exclusivamente por herança familiar ou étnica.

Reposição hormonal e os fatores de risco para o câncer

A obesidade é um fator de risco importante e, ainda assim, a maioria das pacientes se preocupa mais com a terapia hormonal do que com o controle do peso. Alimentações ricas em açúcar, industrializados, ultraprocessados e farinhas refinadas, por exemplo, têm má influência na saúde.

Tabagismo, álcool e sedentarismo também. E o que dizer do estresse crônico – aquele ao qual nos acostumamos e normalizamos, afinal, “a vida é desafiadora e todo mundo tem estresse”?

Saiba que todos esses fatores podem “despertar” um gene do câncer. A prevenção passa por um estilo de vida saudável, consultas anuais e exames para detecção precoce do câncer (mama, Papanicolau, colonoscopia).

Leia aqui: Avanços nos métodos de reposição hormonal para tratamento da menopausa.

Tratamento individualizado para reposição hormonal

Somos seres múltiplos e nosso organismo é uma engrenagem complexa. Por isso, é fundamental ser bem assistida por um especialista durante o climatério. Os benefícios do uso de hormônios são maiores do que os riscos, mas isso não significa que não deve ser bem analisado e, principalmente, individualizado.

Algumas condições de saúde impedem a terapia de reposição, como os cânceres hormônio-dependentes. Essa avaliação é feita a partir de exames e consultas. Se o seu médico for especialista em menopausa, confie nele!

A qualidade de vida é algo da qual não podemos abrir mão! Venha tirar todas as suas dúvidas. Estou aqui para ajudar com muita informação e o melhor tratamento para o seu caso.

Quer saber mais? Leia também: Mulher com câncer pode fazer reposição hormonal? ⠀

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

People photo created by Lifestylememory – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM