Sintomas da tensão pré-menstrual

Se você é mulher tem grande chance de fazer parte do universo de brasileiras acometidas pela Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM. Se é homem, também! E eu explico.

Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 80% das mulheres têm sintomas físicos e emocionais no período que vai da ovulação até o início da menstruação – ou seja, cerca de duas semanas a cada mês. Logo, os homens – sejam eles filhos, maridos, pais ou colegas de trabalho – se relacionam com adolescentes e mulheres que convivem com esses sintomas mês a mês.

Sendo assim, o assunto de hoje afeta e interessa a todo mundo, já que, dependendo da intensidade, a TPM pode interferir não apenas na qualidade de vida das mulheres, mas também nos relacionamentos familiares, sociais, laborais e amorosos.

Sintomas da tensão pré-menstrual

Causada pela queda na produção dos hormônios femininos – estrogênio e progesterona, a TPM é um conjunto de sinais que o corpo dá antes de cada menstruação, podendo variar de intensidade e frequência.

Os sintomas se manifestam de forma diferente de mulher para mulher e entre as queixas estão:

  • Irritabilidade
  • Alterações de humor
  • Dores de cabeça
  • Compulsão alimentar
  • Baixa autoestima
  • Dificuldade de concentração
  • Retenção de líquido e inchaço
  • Sensibilidade nas mamas
  • Insônia
  • Cólica
  • Alteração nos hábitos intestinais
  • Aumento de acnes

Como amenizar os sintomas da tensão pré-menstrual?

Se os sintomas são toleráveis, não afetam a rotina e não incapacitam a mulher para as atividades diárias, é possível conviver amistosamente com a TPM.

Para amenizar o desconforto, siga essas dicas:

  1. Faça exercícios físicos
    A prática de atividades – pode ser academia, caminhar ou andar de bicicleta – diminui o estresse, a ansiedade e os sintomas de tensão, pois libera serotonina e endorfina. Além disso, melhora a circulação e ajuda a combater o inchaço.
  2. Mantenha uma alimentação saudável
    Cuidar da alimentação é regra para a vida, mas durante a TPM vale a pena caprichar na ingestão de sementes e alimentos ricos em zinco e magnésio.
    Peixes, cereais integrais, frutas, legumes e verduras também são excelentes opções, já que equilibram os níveis de vitaminas e minerais, diminuem a retenção de líquidos e aliviam o mal-estar.
    Evite enlatados, embutidos, industrializados, processados, refrigerantes e excesso de sal.
  3. Mantenha-se hidratada
    Aumente o consumo de água durante o período da TPM. A bebida estimula o trabalho dos rins e reduz os edemas.
  4. Respeite o seu momento
    Reconheça que a TPM é uma fase, aprenda a respeitar esse período e lembre-se que, em breve, você estará melhor. Esse momento faz parte de um ciclo natural.

Impactos sociais

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou a influência da TPM na vida e na segurança das mulheres. A média de acidentes fabris, por exemplo, sobe de 15% para 43% entre as trabalhadoras no período pré-menstrual.

No caso de acidentes de trânsito, o percentual vai de 18% para 48% e 28% dos crimes cometidos pelas mulheres ocorrem durante essa fase.

Na questão da criminalidade, a culpa da TPM por atos exagerados e extremos vem sendo discutida nos tribunais e, em vários países, serve como atenuante.

Segundo especialistas, por ter influência sobre as emoções femininas, o distúrbio é capaz de levá-la a cometer um crime não intencional.

Na Inglaterra, na França, nos Estados Unidos e no Brasil há jurisprudência em casos de crimes praticados por mulheres durante a TPM. As discussões por aqui envolvem os artigos 26 do Código Penal – “É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto era, ao tempo da ação ou omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou determinar-se de acordo com este entendimento” – além dos artigos 28 (Emoção e Paixão), 65 (Circunstâncias Atenuantes) e 121 (Homicídio).

Quando procurar ajuda?

Se você conhece bem o seu corpo, vai saber quando há um problema. Facilmente reconhecerá quando a tensão pré-menstrual chegar ao ponto de causar sofrimento físico e prejuízos pessoais, tornando difícil a rotina de trabalho e a convivência social.

Se esse é o seu caso, é momento de procurar ajuda médica.

  • A dor de cabeça passou a ser uma enxaqueca incapacitante?
  • A leve irritação é agora uma alteração severa de humor?
  • O desconforto abdominal se transformou em cólicas que precisam de analgésico?
  • O inchaço e a dor nas mamas deixaram de ser sutis e impedem a prática de atividades físicas?

Se isso vem acontecendo sistematicamente com você, mês a mês, sua tensão pré-menstrual não pode mais ser negligenciada. Chegou a hora de buscar um tratamento, que pode ser cíclico e pontual (apenas no período mais crítico) ou continuado.

Normalmente, a abordagem clínica prevê medidas comportamentais (atividade física, alimentação saudável), fitoterapia e hormônios para bloqueio ovulatório. Converse com seu ginecologista.

Lembre-se! Só quem tem TPM sabe o quanto ela pode prejudicar a rotina e ser incapacitante. A Tensão Pré-Menstrual é algo real e individual, portanto, se você não tem, não julgue a “dor” da outra.

Há inclusive um grupo de mulheres – cerca de 5% a 8% – diagnosticada com o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM), conhecida como a “Super TPM”. Os sintomas são tão severos que podem levar a crises de ansiedade, ataques de fúria e outros problemas.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

People photo created by drobotdean – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM