Sexo e menopausa: há prazer depois da menopausa, sim senhora!

Esqueça tudo o que você já ouviu falar a respeito do prazer e da libido depois da menopausa. Ainda que a entrada no climatério possa afetar a vida sexual das mulheres, essa fase não sacramenta o fim de relacionamentos íntimos incríveis.

No dia a dia do consultório ouço com frequência as queixas sobre a falta de desejo, ressecamento vaginal e dor durante o sexo com penetração. Isso ocorre porque o organismo deixa de produzir estrogênio e progesterona e, consequentemente, traz interferências à saúde íntima feminina.

Além da questão física, os sintomas do climatério incluem alterações psíquicas e emocionais, como mudanças bruscas de humor, irritabilidade, ansiedade, depressão e insônia. Se o seu relacionamento íntimo já não ia muito bem, é nessa hora que o desejo desanda.

Com tantos fatores envolvidos, quem teria vontade de transar, não é mesmo?

Menopausa é o fim da vida sexual?

A resposta é uma só: claro que não. Pelo contrário!  Muitas mulheres, inclusive, se redescobrem e descobrem novos amores e prazeres na maturidade.

A reposição hormonal é uma importante aliada para a qualidade nos relacionamentos sexuais porque elimina uma série de sintomas físicos, psíquicos e emocionais.

Lembre-se: o prazer feminino é complexo e a oscilação hormonal não é a única culpada. Fatores psicológicos também têm influência na diminuição do apetite sexual.

Por isso, com os níveis de hormônio restabelecidos pela reposição, é hora de olhar para o relacionamento a dois.

Conhecer o próprio corpo, voltar a namorar, seduzir, nutrir o romance e aprimorar a intimidade… É hora de ser franca com a parceria e deixar claro quais são seus gostos, preferências e desejos.

A sexualidade está fortemente ligada à autoestima, à educação sexual, ao relacionamento e à disposição em melhorar a intimidade. Se você trabalhar o todo, eu garanto que é plenamente possível ter uma vida sexual de qualidade.

Reforço extra

Além da reposição hormonal e, se for o caso, do apoio de um psicólogo ou educador sexual, outros recursos ajudam a resolver os problemas relacionados à saúde íntima.

O laser vaginal é uma terapia com ótimos resultados contra o ressecamento e a falta de elasticidade vaginal, melhorando a lubrificação e o conforto na hora do sexo. Converse com um especialista a respeito.

Viva a revolução!

A saúde sexual pode melhorar se você se renovar.

Entre as vantagens de chegar à menopausa estão a tranquilidade de não ser surpreendida por uma gestação não planejada, o autoconhecimento e o amor próprio. A essa altura da vida devemos ser livres de crenças limitantes, mitos e tabus.

Outro benefício é a experiência. As mulheres com mais de 40 anos conhecem melhor o próprio corpo – ou deveriam -, sabem do que gostam ou não, têm mais liberdade e maturidade.

Se você ainda não se conhece bem, está na hora! Aproveite essa fase de liberdade e maturidade para (re)descobrir zonas erógenas. O corpo possui dezenas de regiões que podem ser estimuladas em busca de mais prazer.

Quem chega na menopausa precisa se acolher e explorar o prazer, seja sozinha ou acompanhada, e ser sincera com sua parceria, buscando sempre a cumplicidade e compreensão.

Outro bom conselho: cuide do seu estilo de vida. Mantenha uma alimentação saudável e pratique atividade física, pois elas ajudam a aumentar a disposição e melhoram a autoestima.

Ajuda extra

Em resumo, recuperar o desejo sexual no climatério passa por ajustes hormonais e pela disposição das mulheres na redescoberta da sexualidade. Invista nisso!

Para uma ajuda extra, recorra a jogos e brincadeiras sexuais, compre uma lingerie nova e lembre-se que o lubrificante pode ser um bom aliado.

A fisioterapia pélvica é outra ferramenta para recuperar o tônus muscular e a elasticidade da vagina. Ou seja, soluções não faltam. Não tenha vergonha de buscar ajuda. Confie no seu médico, fuja das crenças limitantes e viva a maturidade com mais prazer e liberdade.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Image by yanalya on Freepik

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM