Musculação e pilates, aliados perfeitos do envelhecimento saudável

Marcada pela interrupção na produção de hormônios femininos e sacramentada 12 meses após a última menstruação, a menopausa não precisa causar medo. É uma fase biológica e, como todas as outras que já vivemos, requer apenas adaptações.

Uma das receitas para encarar a menopausa de forma leve é acrescentar exercícios de força à rotina muscular. Isso mesmo!

Para aumentar a massa muscular, garantir a mobilidade, a autonomia física e prevenir doenças como diabetes, osteoporose e problemas do coração, a musculação e o pilates são a escolha ideal.

A gente sabe que a atividade física é benéfica em qualquer idade, mas, no climatério, se torna imprescindível. E você, como tem se exercitado?

Foco na prevenção

Os exercícios de fortalecimento muscular previnem a perda óssea e as alterações metabólicas ou inflamatórias. Só isso já bastaria como incentivo – uma vez que perdemos cerca de 30% de massa muscular entre os 50 e 80 anos –, mas os benefícios vão além.

Estudos comprovam que atividades físicas como musculação e pilates afastam encrencas como diabetes, colesterol, osteoporose e doenças cardiovasculares. De crédito, ativam os hormônios da felicidade: endorfina, serotonina, oxitocina e dopamina. E quem não quer ser feliz?

Outra questão é que, no climatério, o metabolismo fica mais lento, provocando ganho de peso. Fica difícil eliminar os quilinhos extras. Mais um bom motivo para você se exercitar, aumentar a massa muscular e manter a forma.

Quanto antes você trabalhar seus músculos, melhor!

Ama ou odeia?

Muita gente detesta musculação. Se você se enquadra nesse grupo, é hora de rever seus conceitos. Ela é uma ótima opção para essa fase da vida. O ideal é que seja acompanhada por um instrutor. Dessa forma, você otimiza os treinos, aproveita melhor o tempo e tem mais segurança na escolha dos exercícios.

Se praticada regularmente, a musculação auxilia, inclusive, no controle da pressão arterial. Não vale a pena apostar nela?
E tem mais: experimente associar a atividade física a hábitos alimentares saudáveis, zero tabagismo, bebida alcóolica só eventualmente, sono de qualidade e manejo do estresse. Sua qualidade de vida dará um salto!

Se tiver que ser na marra, que seja

Assim como a musculação, o pilates é uma boa opção. A atividade é de baixo impacto, ajuda a aumentar a flexibilidade e o equilíbrio, melhora a força e o tônus muscular. Além disso, acalma a mente e aumenta a conexão com o corpo.

Fazer sessões de pilates durante 30 minutos por dia alivia dores musculares, melhora a postura, o movimento e a memória. Você lembra que a falta de memória é um dos sintomas da menopausa, não é mesmo?! Ou já se esqueceu?

Se, por fim, não for fácil pegar o gosto pela musculação ou pelo pilates, esqueça a vontade. Incorpore esse hábito à sua rotina como se fosse um remédio contra os problemas que aparecem junto com a menopausa. Sim! Encare como um tratamento de saúde. Vá na “força do ódio mesmo”.

A essa altura da vida, fazer exercício físico todo dia não é mais uma opção. É obrigação. Só vá, seja saudável e, aí sim, mais feliz!
Quer um empurrãozinho? Eu posso ajudar, explicando melhor os benefícios da musculação e do pilates para quem está no climatério.

Venha me fazer uma visita.

Image by senivpetro on Freepik