Saúde íntima na menopausa: como evitar infecções de repetição

A falta de lubrificação, desconforto ou dor durante a relação sexual são queixas comuns na menopausa. Uma das causas é a atrofia vaginal – ou vaginite atrófica – causada pela queda nos níveis de estrogênio. Essa alteração hormonal deixa as paredes da vagina mais finas e menos elásticas.

O resultado? Ressecamento, queimação, coceira e infecções vaginais recorrentes. Muitas pacientes apresentam, inclusive, problemas como cistite e candidíase de repetição.

Além do afinamento das paredes vaginais, a falta de estrogênio reduz os fluidos normais e deixa o PH da vagina mais alcalino, facilitando a proliferação de bactérias que vivem naturalmente na região, mas que devem ter um crescimento equilibrado e controlado.

Sintomas da vaginite atrófica

• Ressecamento vaginal
  • Queimação, ardor ou coceira
  • Ardência ao urinar
  • Urgência para ir ao banheiro
  • Incontinência urinária
  • Desconforto ou dor na relação sexual
  • Infecções recorrentes do trato urinário

Tratamentos

O uso de lubrificantes alivia os sintomas da atrofia vaginal, principalmente durante o ato sexual, mas resolve o problema apenas pontualmente. A médio e longo prazos não vai surtir efeito porque não atua na causa do problema.

Como a diminuição nos níveis de estrogênio é a responsável pela vaginite atrófica, a terapia de reposição hormonal é uma alternativa indicada nestes casos.

Outra opção é o laser vaginal, que consegue recuperar a elasticidade, a espessura e a umidade da vagina estimulando a produção de colágeno. Além de melhorar o ressecamento, é aliado no alívio da dor e desconforto da relação sexual; na restauração do equilíbrio do PH (reduzindo a incidência de infecções de repetição) e em casos de incontinência urinária.

O tratamento a laser é indolor, seguro e uma excelente opção, inclusive para pacientes que não podem fazer uso de hormônios.

Infecções vaginais de repetição

Mulheres com atrofia vaginal têm mais chances de desenvolver infecções íntimas de repetição e problemas no trato urinário. Entre as queixas mais comuns estão a cistite e a candidíase.

Cistite

É uma infecção que acomete a bexiga e o trato urinário, causada pela migração de bactérias da flora intestinal. O Instituto de Urologia estima que 50% a 80% das mulheres tenham cistite pelo menos uma vez ao longo da vida. Se os episódios ocorrerem três vezes em um ano ou duas vezes em meio ano, está caracterizada a recorrência – o que acontece em 20% a 50% dos casos.

Candidíase

Causada por fungos existentes em nosso organismo, a doença ocorre quando há proliferação desordenada desses micro-organismos. Dos mais de 20 tipos de fungos do gênero Cândida, o responsável por 90% dos casos é o Candida albicans.

Os sintomas da candidíase são irritação ou coceira na região genital, dor durante a relação sexual e corrimento esbranquiçado.

Leia mais em Como curar a candidíase de repetição.

Não se dê por vencida

A menopausa tem uma série de sintomas e desconfortos, mas existe tratamento para cada problema desta fase. O importante é estar atenta e procurar orientação médica.

Seja qual for sua queixa, não sofra sozinha nem deixe que a situação se agrave.

Se você tem relações sexuais dolorosas, ressecamento vaginal, ardência, urgência ou incontinência urinária e infecções vaginais recorrentes, vamos conversar. Estou pronta para te ajudar.

Flower photo created by valuavitaly – www.freepik.com