10 fatos e boatos sobre a menopausa

A menopausa ganhou fama! O assunto nunca foi tão discutido como hoje em dia.

Celebridades abordam o tema em suas redes sociais, médicos especialistas oferecem um olhar amplo e aprofundado para essa fase da vida da mulher, livros e mais livros, capas de revista, cursos e congressos, pesquisas, lives e programas de tv…

A saúde feminina ganhou holofotes e não faltam recursos para quem deseja entender melhor o que acontece com o organismo feminino por volta dos 50 anos.

Mesmo assim, a menopausa ainda é cercada por tabu, medo e desinformação. No lugar das celebrações por todos os anos vividos e pela oportunidade de começar uma nova fase de descobertas e aprendizados, nos rendemos à falsa ideia de que a jornada está perto do fim.

Na era das fake news, nem o climatério e a menopausa foram deixados em paz e muitas mulheres acreditam em teorias que nada tem a ver com a realidade.

Mas, afinal, é fato ou boato?

1.Boato: Não há o que fazer para amenizar os sintomas da menopausa. Essa fase é natural da vida da mulher e precisamos “aguentá-la” assim como fizeram nossas avós, mães e tias.

Fato: Existe tratamento para amenizar todos os sintomas do climatério e da menopausa. Quanto antes você começar, melhor!

2.Boato: Se a mulher não sentir os fogachoQuer saber mais sobre essa fase e acabar de vez com a insegurança? Dá uma olhada nessa lista de fatos e boatos sobre o climatério e a menopausa.s (aqueles famosos calorões) é porque ainda não entrou no climatério e não precisa iniciar o tratamento.

Fato: O climatério começa cerca de 8 anos antes da menopausa (que é a parada definitiva da menstruação) e chega com dezenas de sintomas físicos e emocionais. Não espere pelo calorão para procurar orientação especializada e cuidar da sua saúde.

3.Boato: Mulheres não precisam de tratamento no climatério. Basta se acostumar com os sintomas que, em alguns anos, tudo volta ao normal.

Fato: O tratamento durante o climatério e a pós-menopausa serve tanto para aliviar os sintomas imediatos quanto prevenir uma série de problemas futuros, como osteoporose, doenças cardiovasculares e até câncer.

4.Boato: A reposição hormonal aumenta o risco de câncer.

Fato: As terapias de reposição hormonal são a primeira linha de tratamento para a menopausa e são seguras, desde que acompanhadas por um especialista e indicadas corretamente. Mulheres com histórico de câncer hormônio-dependente ou trombose, por exemplo, têm outras opções. Para a maioria das mulheres, a reposição ajuda, inclusive, a prevenir o câncer de mama e o câncer colorretal, já que elas se submetem a exames de rotina com mais frequência do que outras.

5.Boato: É necessário encerrar a terapia hormonal o quanto antes.
Fato: Não há data-limite para interromper a reposição hormonal. O prazo varia de mulher para a mulher, conforme os sintomas. O que existe é uma janela de oportunidade para o início do tratamento, que deve ocorrer no máximo em até 10 anos após a menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro.

6.Boato: A reposição hormonal, sozinha, é capaz de devolver a qualidade de vida e a saúde das mulheres.
Fato: Não há mágica no tratamento da menopausa. A reposição hormonal é uma excelente aliada no combate aos sintomas e na prevenção de doenças, mas mudanças no estilo de vida são fundamentais e incluem dieta saudável, atividade física regular, manutenção do peso adequado, sono de qualidade e manejo do estresse.

7. Boato: A menopausa é a prova de que a mulher envelheceu e deixou de ser produtiva.
Fato: A menopausa encerra o período reprodutivo da mulher, mas jamais as possibilidades de uma vida plena, produtiva e feliz. Muitas mulheres nessa fase estão com a vida amorosa, financeira e profissional bem estabelecida, outras redescobrem o amor, têm mais tempo para si, reduzem as expectativas e frustrações, aprendem coisas novas, começam uma graduação ou fazem a viagem dos sonhos. Atualmente, as mulheres de 50+ podem ser extremamente ativas e saudáveis.

8. Boato: Mulheres na menopausa já estão velhas para o sexo.
Fato: A sexualidade é um dos pilares da qualidade de vida, por isso, não deve ser negligenciada. Ainda que a falta de libido seja um dos sintomas mais comuns do climatério, é possível recuperar o desejo e a vitalidade sexual. Para muitas mulheres, a maturidade e o autoconhecimento tornam o sexo muito mais prazeroso.

9. Boato: Tudo bem se eu estiver acima do peso, afinal, a menopausa deixa o metabolismo mais lento, favorece o ganho de alguns quilos extras e favorece a concentração de gordura na região abdominal.
Fato: Sim, o metabolismo fica mais lento e o colesterol também tende a subir durante o climatério, mas isso não significa que as mulheres devem se conformar com o ganho de peso. Além de redobrar os cuidados com a alimentação, é fundamental manter uma rotina de atividade física diária. Se precisar de ajuda, procure um nutricionista e um educador físico.

10. Boato: Meu fluxo menstrual aumentou. É sinal de que a menopausa ainda está longe.
Fato: Na primeira fase do climatério, o fluxo menstrual pode, sim, ser abundante, com mais dias de sangramento e intervalo reduzido entre os ciclos. Além disso, é comum que as mulheres tenham uma sensação intensa de TPM. Se for o seu caso, procure um especialista para avaliar as causas dessa mudança.

Não caia em cilada! Busque informação de qualidade

Se você ainda tem dúvidas sobre o climatério, tem percebido mudanças físicas e emocionais e quer manter a qualidade de vida na pós-menopausa, não espere. Venha me fazer uma visita e vamos conversar mais a respeito.

É importante que as mulheres recebam informações e orientações de qualidade para encarar o climatério, sem deixar que essa fase se torne um fardo.

Por: Dra Natacha Machado 

Ginecologista – CRM/SC 20516 | RQE 11831 | TEGO 0685/2005

eBook Gratuito Saiba tudo sobre Menopausa e Reposição Hormonal. Dra Natacha Machado

Adult woman photo created by freepik – www.freepik.com

Compartilhar:

VEJA TAMBÉM